Conheça as 10 praias mais bonitas do Brasil

Viajar por esses destinos pode ser uma tarefa fácil e prazerosa

por Melina Souza

Está chegando o melhor período para curtir o litoral brasileiro, as férias de final de ano. A época mais esperada pelas crianças, pais e por aqueles que conseguem conciliar a agenda e tirar alguns dias do trabalho para aproveitar o verão.

Para ajudar você a escolher o melhor destino para aproveitar essa estação do ano, reunimos as 10praias mais bonitas do Brasil.

O presidente da Agaxtur Turismo, Aldo Leone Filho, explica que essas praias são as mais procuradas nas férias semestrais, além de serem eleitas as mais belas.

Porto de Galinhas (Pernambuco) - é a escolha ideal para quem quer ver belezas naturais, muito sol, artesanato e diversão. Porto de Galinhas oferece mais de 18 quilômetros de praias. São sete praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

As piscinas naturais são inesquecíveis.

Suas águas mornas (média de 28ºC) e cristalinas transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais.

Baía do Sancho (Fernando de Noronha, Pernambuco) - Isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia. Assim é a Baía do Sancho. Do alto da falésia encontra-se o Mirante dos Golfinhos, onde é possível observar os animais brincando no mar.

De fevereiro a junho, a praia abriga um interessante fenômeno: duas cachoeiras que se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício.

Importante: na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), por exemplo, a visita é proibida no horário entre 18h e 6h.

Jericoacoara (Ceará) - Localizada a 300 Km de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente conhecida, é um santuário ecológico. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores.

Energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua. O contato com a natureza é extremamente intenso. Ou seja, Jericoacoara exala romantismo.

Praia da Pipa (Rio Grande do Norte) - Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). Pipa abriga a Praia do Amor, nome que surgiu porque é isolada por altas falésias em forma de coração.

Bombinhas (Santa Catarina) - Bombinhas é a capital do mergulho ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. As praias mais conhecidas são Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Nelas, além do mergulho, é possível praticar esportes náuticos, como surf e windsurf. Um mar cor de esmeralda e 22 praias maravilhosas, emolduradas pelo verde da mata atlântica, formam o cenário dessa bela praia.

Praia de Garopaba (Garopaba- SC) - Garopaba é um paraíso a beira-mar e possui nove praias belíssimas de águas cristalinas e areias brancas. Tudo isso cercado por morros verdejantes, muitas dunas e encantadoras lagoas. A baía tem águas calmas e límpidas – ideal para banhistas.

Praia do Forte (Bahia) - A antiga aldeia dos pescadores deu origem ao que é hoje a Praia do Forte. Na Alameda do Sol concentram-se restaurantes, bares, cafés e lojas de artesanato, todos em estilo rústico, com requinte e sofisticação. Por lá esportes náuticos, como surfe, windesurf, mergulho, pesca oceânica e canoagem, podem ser praticados o ano todo. Além disso, a Praia do Forte conta com piscinas naturais com águas cristalinas. Nos meses de maio a junho, é possível encontrar tartarugas marinhas gigantes, nadando no imenso oceano de águas azuis. Já de julho á outubro, as incríveis baleias jubarte fazem a festa no mar e brindam os turistas.

Barra do Saí, São Sebastião (SP) - A praia é pequena e de águas muito calmas, em formato semelhante à de uma ferradura. A foz do rio Saí forma uma lagoa que divide a praia ao meio. Do lado esquerdo, encontra-se águas calmas e rasas. No entanto, do lado direito, conhecido como Canto Bravo, há formação de ondas mais fortes e é possível ter acesso ao Morro do Canto Bravo ou Morro do Copocu, uma pequena baía formada por pedras de alturas variadas, com diversas opções para saltos.

Praia da Tartaruga, Búzios (RJ) – uma enseada de águas cristalinas e calmas, ideal para a desova de três espécies diferentes de tartarugas (Tartaruga de Pente, Tartaruga Marinha e outra sem batismo popular). Daí vem o nome da praia. Apesar de estar numa área mais afastada do Centro, a praia Tartaruga disputa a liderança no ranking das favoritas e o cenário é maravilhoso. Além de ideal para praticar mergulho e snorkel, a praia é parada obrigatória para os amantes de windsurf e kitesurf também são praticados nessa praia.

Praia do Cupe, Porto de Galinhas - São 4,5 mil metros de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas naturais excelentes para relaxar. Nos trechos sem arrecifes, a praia tem ondas fortes e exige atenção redobrada dos banhistas. Por isso alguns surfistas costumam pegar ondas no local. Uma paisagem de coqueiral e ampla infraestrutura de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas, forma esta maravilhosa praia.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter