Tesão e menstruação

A menstruação é cercada de muitos mitos. E se ela influencia ou não na vontade de fazer sexo é um deles. Veja se o tesão fica mesmo prejudicado naqueles dias.

por Redação

A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? Estas e outras perguntas são freqüentes no dia-a-dia do ginecologista, pois esta relação (se é que existe mesmo) entre tesão e menstruação sempre despertou muita dúvida e curiosidade – e não é de hoje. O mito da menstruação como sendo a “limpeza” do útero, a crença de que a mulher menstruada fica “suja” e que, por isso, não deve transar ainda é muito presente. Na verdade, o sangue da menstruação não é nenhuma sujeira nem tampouco significa um processo de limpeza. É um acontecimento natural na vida da mulher e indica somente que naquele mês ela não engravidou.

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

É muito importante que o parceiro também entenda que a menstruação faz parte de um processo natural da vida da mulher e que não é uma doença. Já foi o tempo em que a mulher menstruada não saía de casa, não lavava a cabeça e não transava. Hoje, a mulher menstrua, usa absorvente interno e ninguém sabe, às vezes nem o próprio parceiro. Por isso, uma boa conversa é fundamental para que o casal possa decidir junto como quer viver a sua vida sexual, independentemente da menstruação.

Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br.com.br

Comentários

  1. disse:

    Como sempre o bolsa trouxe mais uma matéria mto pertinente ao universo feminino. Por mto tempo as mulheres viveram sobre mtos tábus e mitos sobre seu próprio corpo e mtas de nós ainda hoje não descobrimos a nossa sexualidade plena, e são matérias como essas que podem romper com os tábus, dando as mulheres mais potencial para se libertarem deles.

  2. disse:

    Comecei minha vida sexual a pouco tempo, e não vi nenhum problema em transar menstruada… sempre com camisinha, claro. parece q desliza melhor até… a sensação de prazer é a mesma… orgasmos, sempre presentes!

  3. disse:

    Na verdade eu acho anti-higiênico e é um momento em que a mulher deve se guardar porque o sangue facilita que a mulher se contamine mais fácil,a nem o homem e nem a mulher precisam de sexo 30 dias do mês!

  4. disse:

    Faço minhas as palavras da quelenaya29.

  5. disse:

    Facilita sim a penetração, é confortável e tá uma idéia gostosa de “transgressao” … eu e o maridão recomendamos! (em tempo: sexo todos os dias sim, por prazer e nao por obrigação… se for 30 dias ao mês melhor ainda). Nega & Nego.

  6. disse:

    camisinha está ai p/ isso! e menstruada fica ate melhor pois o atrito diminui…

  7. disse:

    Acho ótimo transar quando estou menstruada. Facilita a penetração sim! E mais: a chance de engravidar são mínimas nesses dias….
    Agora comigo acontece algo interessante; aumenta muito o meu tesão e “ataco” meu namorado com voracidade exatamente um dia antes de menstruar. è batata; isso acontece todo mês e sempre acordo menstruada no dia seguinte.

  8. disse:

    Anti higiênico??? Depois da relação não toma banho não??
    Pois acho ótimo e como ainda há tabus em cima disso, é dificil encontrar parceiros q aceitem, mas não dói, é muito engraçado, dá muito tesão e orgasmos multiplos, basta o companheiro saber dosar tudo, claro q não vai colocar a boca, tbm já é demais, mas dá pra fazer inúmeras posiçoes e muito gostosas.

  9. disse:

    Bom…
    Sei lá. Talvez tudo seja bem uma questão de momento e de vontade. Eu recomendo… a gente ta até mais sensível! O que tem q rolar mesmo eh uma conversa..comum acordo ;)

  10. disse:

    Meu marido não liga se estou menstruada ou não, fazemos do mesmo jeito, e até se torna mais gostoso pq eu fico mais excitada nesse período. Se fizer no chuveiro é melhor ainda, pq termina e já lava tudo.

  11. disse:

    Muito interessante a matéria!

  12. disse:

    eu na verdade nao tenho poblemas em fazer amor na mestruaçao quando eu tinha um companheiro,agora que sou sozinha tive a experiencia de conecer um novo amor…eu moro na italia ele em portugal,mas todas as vezes que vou ate ele estou mestruada,mesmo que nao seja o periodo…o portugues desistiu.Conheci outra pessoa aqui na italia me ama,e comprensivo mas nunca transamos…ate que ele me convidou pra conhecer a cidade dele que e 160 km daqui ,planejei a semana toda,a ansiaedade foi tanta,sabe que aconteceu? mestruei e tive vergonha de falar..mas falei,gente que surpresa eu tive,ele me disse vou te buscar par nos estarmos juntos e nos conhecermos melhor e nao foi por causa de sexo..que vergonha…e mais façamos amor depois de casrmos ele disse..rsrsr existe ainda homens assim,porem e maduro e responsavel.

  13. disse:

    Tabu ou não, o resultado é o mesmo de quando não se esta menstruada. prefiro evitar mas tem vezes que confesso não da para aguentar e aaih já foi.

  14. gatinha35 disse:

    Eu gosto muito,nesses dias fico com mais tesão.Agora não é lei toda vez que eu estiver mestruada ter que transar,isso acontece naturalmente.

  15. disse:

    bom faser amor e tudo de bom naoe e com a pessoa que agente ama melhor ainda porque vc faz com mais tezao!!!!!
    pra mim nao tem hora marcada e nem lugar e onde acontecer o meu maridao nao liga de fazer amor mestruada
    e nem eu o que importa para nos e que estejamos com vontade tando mestruada ou nao para nos nao faz diferensa
    e natural!!!!!!!

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter