HPV: prevenção, sintomas e tratamento

Usar camisinha é o melhor jeito de prevenir a doença
por Redação

HPV. Estas três letras são a abreviação de papiloma vírus humano, uma doença sexualmente transmissível que engloba cerca de 100 vírus diferentes. A infecção por HPV é comum, atinge homens e mulheres e pode ter consequências sérias.

Leia também:

Câncer de mama: veja como o tratamento evoluiu

Guia das vitaminas: conheças as mais importantes e saiba consumir

Como lidar com as situações constrangedoras na hora H

Sintomas do HPV 

O principal sintoma é o aparecimento de verrugas na boca, garganta e na região genital (vulva, ânus, colo do útero). A ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, Dra. Poliani Prizmic, explica que estas lesões podem ser de alto risco, quando precedem o surgimento de câncer do colo do útero e do ânus, ou de baixo risco, se não estiverem relacionadas ao surgimento de tumores malignos.

Transmissão e Prevenção 

A transmissão do vírus acontece por via sexual, inclusive pelo sexo oral. É importante ressaltar que nem sempre a pessoa infectada apresenta verrugas aparentes, por isso, o uso da camisinha ainda é a melhor forma de prevenir a doença. Em alguns casos, o vírus é eliminado espontaneamente antes que a pessoa saiba que está infectada. Além disso, já existem vacinas capazes de proteger dos dois tipos de vírus que mais frequentemente causam câncer de colo de útero. Recém-nascidos podem adquirir o vírus caso a mãe seja portadora e tenha lesões genitais ativas. Por esta razão, o parto normal não é recomendado para gestantes nesta condição. Exames ginecológicos, como o Papanicolau, conseguem detectar alterações precoces no colo do útero e devem ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Se a doença for diagnosticada, é importante que a mulher informe o parceiro para que ambos procurem um tratamento.

Tratamento para HPV

O tratamento para HPV pode ser clínico, com o uso de cremes e medicamentos via oral que aumentam a imunidade das células, ou cirúrgico, com cauterização química ou elétrica. Em casos de câncer, o paciente será encaminhado para um tratamento específico.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments