Ele não te procura mais

O que fazer quando ele já não demonstra mais interesse

por Redação

Existe uma dificuldade muito grande por parte das mulheres em lidar com a falta de desejo sexual do parceiro, já que o senso comum diz que somente a ala feminina sofre com a diminuição da libido. Mas não é bem assim. Em vez de dar vazão a pensamentos como “estou gorda” ou “ele não me ama mais”, entenda que existem diversos fatores para que isso aconteça. E veja bem: eles podem ser orgânicos e até mesmo emocionais.

A psicóloga Aparecida Favoreto, especializada em sexualidade humana, explica que a falta de desejo pode ser causada pela diminuição do hormônio testosterona. “Depressão, estresse, obesidade e apnéia do sono são fatores que podem baixar o nível desse hormônio”, diz ela.

E qual a melhor atitude a ser tomada diante de uma situação assim? Favoreto ensina que cobranças só fazem aumentar a ansiedade do seu parceiro: “O papel da mulher nesse caso é entender que a culpa não é dela, o homem é que apresenta uma disfunção. A mulher não deve ficar magoada ou se culpar, mas procurar entender a situação do outro”, observa.

Fingir que nada está acontecendo também passa longe de ser uma escolha acertada. “A parceira deve sim tocar no assunto e procurar saber quais os motivos que estão levando o homem a perder o desejo. Ela deve cooperar para que o companheiro se sinta à vontade, mais relaxado”, aconselha a psicóloga, que indica a procura de uma ajuda profissional. “É preciso fazer uma avaliação ampla do que gera essa falta de apetite sexual para, enfim, tratar as causas dela”, orienta a psicóloga.

A rotina e o excesso de trabalho também contribuem para a diminuição do desejo masculino. “O cansaço depois de um dia longo acaba tornando o sexo uma coisa obrigatória, mêcanica, o que o torna meio sem graça”, afirma Favoreto. Em casos assim, a especialista recomenda a diminuição do ritmo profissional e a separação de um tempo só para o casal: “É preciso recuperar o olho no olho, o clima de namoro tão presente no início de relacionamento e, que com o passar do tempo, vai ficando de lado”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Sexo é bom – Enumeramos 10 motivos para considerar a prática uma das melhores coisas da vida

Amor a vácuo – Fotógrafo japonês retrata relação de casais de forma inusitada

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter