Postura certa para lavar louça e passar roupa

Especialista ensina o jeito correto de realizar atividades corriqueiras para evitar danos
por Redação

Apesar de não prestarmos muita atenção, a postura que adotamos ao realizar tarefas do dia a dia exercem grande influência sobre a nossa saúde. Atitudes simples, como lavar louça, passar roupa e levantar objetos do chão, se feitas da maneira errada e repetidamente, são capazes de causar sérios danos à coluna.

Leia também:

Exercícios feitos em casa podem aliviar a dor nas costas

Dor nas costas e má postura podem ser tratadas com o método Busquet

Cuidados com o corpo evitam dores no dia seguinte da limpeza da casa

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial irá sofrer de dor nas costas. O neurocirurgião Mauricio Mandel, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, alerta que, se a condição persistir por mais de oito semanas, é recomendado procurar um médico para investigar a causa. “Quando a dor lombar dura mais de três meses, é considerada crônica e pode ser causada por alterações degenerativas da coluna, como osteoartrose e hérnia de disco”, revela.

Como corrigir a postura em casa

Lavar louça

“Para que a coluna não seja prejudicada, a pia deve se manter na altura do umbigo”, ensina o neurocirurgião.

O ideal é que ela esteja a cerca de 90 cm do chão. Se na sua casa ela for mais alta do que isso, use um banquinho na hora de lavar a louça, lembrando-se de manter a coluna sempre ereta.

Passar roupa

“Ajuste a tábua em uma altura confortável para evitar que você tenha de se curvar. Os ombros e pescoço devem ficar relaxados”, afirma.

Dica: mantenha um banquinho baixo por perto para apoiar um dos pés caso sinta cansaço. Permanecer em pé durante muito tempo é prejudicial à coluna.

Ideal é que você não precise se curvar para passar as roupas (Thinkstock) Ideal é que você não precise se curvar para passar as roupas (Thinkstock)

Carregar peso

Ao levantar um objeto pesado do chão, flexione os joelhos e mantenha a coluna o mais reta possível. “Mantenha os cotovelos encostados no tronco o máximo que conseguir e levante o peso usando os músculos das pernas e do bumbum”, orienta. “Carregue o objeto com as duas mãos”, completa.

Usar o computador

“As pernas devem permanecer apoiadas e os braços dobrados em 90º”, diz o especialista.

Dica: para corrigir a postura, use uma almofada atrás das costas e um apoio no pé.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments