Pílula do dia seguinte: como funciona?

Eficácia do método não abortivo varia de 60 a 95% dependendo do momento em que é utilizado
por Marianna Feiteiro

Quanto mais próximo à relação for o uso da pílula do dia seguinte, maior sua eficácia?

Sim. As chances de prevenir a gravidez são maiores se a pílula for tomada logo após a relação sexual. Segundo a ginecologista e obstetra Dra. Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), os riscos de gravidez após o uso correto da pílula do dia seguinte, ou seja, até 24 horas após a relação, é de 5%. Se ingerida após este período, o risco aumenta para 10 a 15%. O ginecologista especializado em Reprodução Humana Dr. Marcello Valle, da Clínica Origen (RJ), afirma que, se utilizado cinco dias após a relação desprotegida, o método tem sua eficácia reduzida a 60%.

Leia também:

Pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal no corpo da mulher

Sobre a pílula do dia seguinte

Esqueci a pílula!

Ela é abortiva?

Não. “A pílula do dia seguinte contém taxas hormonais mais altas do que o contraceptivo normal, o que altera o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. Ela tenta impedir que a ovulação ocorra”, explica Dra. Karina. Ainda de acordo com ela, o método é capaz de modificar a estrutura do endométrio, dificultando a adesão do embrião e provocando a menstruação em até sete dias. “A pílula não vai interferir em nenhum evento pós-fertilização, ou seja, ela não é capaz de interromper uma gravidez já estabelecida”, esclarece Dr. Marcello.

Existe diferença entre a dose única e a dose dupla?

Em termos de eficácia, não. “Existem dois tipos de pílula: as compostas de progesterona, que são tomadas em dose única, e as formadas pela associação de estrogênio e levonorgestrel, que são tomadas em duas doses com um intervalo de 12 horas entre elas”, diz Dr. Marcello.

Crédito: Shutterstock Crédito: Shutterstock

Tomar dois comprimidos de dose única vai aumentar a eficácia?

Não. “A dosagem necessária, de 1,5 mg de progesterona, encontra-se em um único comprimido. Aumentar essa dosagem não aumentará a eficácia”, indica Dr. Marcello.

Se a relação aconteceu durante o período fértil da mulher, as chances de engravidar são maiores?

Sim, uma vez que a eficácia do método não é de 100%. As chances de gravidez variam entre 5 e 40%.

Se tomada muito frequentemente, a pílula perde sua eficácia?

Não. “A pílula não atrasa o retorno da fertilidade, portanto as mulheres podem engravidar logo após o seu uso”, lembra Dr. Marcello. “No entanto, vale ressaltar que a pílula do dia seguinte é um método de apoio para uso ocasional e não deve ser usada para anticoncepção de rotina”, alerta.

Crédito: Shutterstock Crédito: Shutterstock

A mulher que faz uso do anticoncepcional deve tomar a pílula do dia seguinte?

“Se ela está tomando o anticoncepcional de forma correta, não tem indicação para o uso da pílula de emergência”, diz Dr. Marcello. “Entretanto, se ela não tomou regularmente naquele mês, pode, sim, utilizar a pílula do dia seguinte”, completa.

Em caso de falha de pílula, ou seja, gravidez, o método apresenta algum risco para a mãe ou o feto?

Não. “Ela não é teratogênica, apenas dificulta a gravidez”, declara Dr. Marcello. Segundo Dra. Karina, “os riscos de má formação fetal atribuídos à medicação não merecem qualquer preocupação.”

Outras dúvidas

A pílula do dia seguinte faz mal à mulher? Há efeitos colaterais? Em quais casos deve ser utilizada? Tire outras dúvidas sobre a pílula do dia seguinte aqui e aqui.

Como andam seus conhecimentos sexuais?

Não faz nem um século que às mulheres era proibida qualquer liberdade sexual. Mas elas correram atrás do tempo perdido para mostrar que não têm mais medo de demonstrar toda sua sexualidade. Conhecer seu corpo e o do parceiro, o funcionamento do organismo durante a relação sexual e as formas saudáveis e seguras na transa são fundamentais para dar um passo adiante em nossa libertação sexual e também para desfrutar melhor esse momento de intimidade. Preparada? Então, teste já seus conhecimentos sexuais!

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments