Hipotireoidismo pode ter relação com síndrome do ovário policístico, sugere estudo

Pesquisa econtra relação entre os dois problemas em quase 30% das mulheres observadas
por Redação

Estudo comprova a ligação entre a síndrome do ovário policístico e o hipotireoidismo. Segundo a pesquisa, publicada recentemente no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, o hipotireoidismo foi encontrado em 27% das 113 mulheres que tinham ovários policísticos. Enquanto no grupo de mulheres que não tinham ovários policísticos, não se obteve essa presença significativa da doença.

Leia também

Ovários policísticos podem gerar infertilidade

Cisto no ovário: o que é?

Alteração no peso pode ser sintoma de disfunção na  tireoide

A síndrome do ovário policístico (SOP) caracteriza-se pelo aumento das taxas de hormônios masculinos, pouca menstruação e até ausência dela, e múltiplos cistos ovarianos. Também está associada a alterações endócrinas e metabólicas que aumentam o risco de eventos cardiovasculares.

Entre os sintomas mais comuns do hipotireoidismo estão cansaço, fraqueza, dores musculares e dificuldade de perder peso. “É importante prestar atenção aos sintomas e tomar nota para relatar ao ginecologista para que ele possa pedir os exames certos e investigar se as duas doenças estão associadas”, explica a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama.

O que você sabe sobre saúde feminina?

Estar antenada com sua saúde é uma forma de não ser pega de surpresa com algum probleminha indesejado ou uma doença mais séria. E já que as mulheres têm suas particularidades, elas precisam de cuidados especiais seja durante uma gravidez, seja durante seu período de ovulação. Cuidar da saúde íntima é uma prioridade! Então, teste agora seus conhecimentos sobre saúde feminina.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments