Alimentos que ajudam a combater o câncer

Alguns alimentos possuem propriedades anticancerígenas, que destroem as células da doença
por Redação

Os alimentos são mais poderosos do que muitas vezes imaginamos. Ter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo e um dos fatores mais importantes para a manutenção de uma vida saudável, livre de doenças e complicações.

Leia também:

Comer nozes, frutas cítricas e tomate alivia o estresse. Veja a lista completa

Arroz preto melhora a saúde do coração e emagrece. Conheça outros benefícios

Alimentação contra câncer de mama pode reduzir risco da doença em 40%

Através da dieta adequada, é possível prevenir e até tratar doenças – das mais simples, como resfriados, às mais sérias, como Acidentes Vasculares Cerebrais e até mesmo o câncer.

Alimentos que previnem o câncer

Ovos

A gema é rica em colina (uma unidade do alimento fornece 25% das necessidades diárias desta substância). Trata-se de um nutriente do complexo B de vitaminas que tem sido associado a menores taxas de câncer de mama.

Repolho

O vegetal possui sulforafano em abundância, substância que aumenta a capacidade do corpo de combater os radicais livres que causam câncer. Além disso, é um alimento pouco calórico – cada unidade tem 22 calorias.

Framboesa

Segundo um estudo publicado na Cancer Prevention Research, esta fruta contem antocianinas, poderosos antioxidantes que ajudam a combater diversas formas de câncer.

Folhas verde escuras

Segundo uma publicação do International Journal of Cancer, de 2009, pessoas que comem verduras de folhas verdes escuras, como o espinafre, apresentam metade da incidência de câncer de pele em relação àqueles que não ingerem o alimento. O ácido fólico presente nas folhas verdes ajuda no reparo do DNA.

Shutterstock Shutterstock

Laticínios

O consumo de produtos lácteos, especialmente de baixa gordura, reduz os riscos do câncer de mama. Segundo um estudo da University of Texas Southwestern Medical Center, a vitamina D presente nos laticínios desnatados ajuda a eliminar produtos químicos cancerígenos que ingerimos através do consumo de alimentos gordurosos.

Salmão e peixes com ômega 3

O ômega 3 é uma substância conhecidamente benéfica à saúde, que age no sistema imune, fortalecendo-o e prevenindo contra doenças crônicas.

Grãos integrais

Estudos apontam que a ingestão diária de fibras na quantidade adequada garante um risco 40% menor de câncer de cólon.

Chá verde

A bebida pode prevenir o câncer de pele e reverter o processo de envelhecimento causado pela exposição ao sol. Quente, possui maior quantidade de catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anticancerígenas.

Shutterstock Shutterstock

Alho

Reduz os riscos de câncer de cólon, estômago e mama.

Raspas de limão e laranja

Segundo revelou uma pesquisa da Universidade do Arizona, elas possuem d-limoneno, um antioxidante capaz de reduzir o risco de câncer de pele em até 30%. O recomendado é ingerir 1 colher de sopa por semana.

Tomate e cenoura

Estão relacionados à prevenção do câncer de próstata por conterem caratenoides. Para este propósito, o melhor jeito de consumir o tomate é em forma de molho, pois, aquecido, ele é melhor absorvido pelo corpo.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments