Cupcakes decorados com rosas

por Juh

Confesso que adoro os cupcakes decorados com rosas, porque eles ficam absolutamente lindos. Quem sempre passa pelo blog sabe que adoro as diferentes decorações, sejam em bolos, biscoitos ou cupcakes, e justamente por isso que sempre estou antenada para aprender diferentes decorações.

Se vocês já procuraram algum cursinho de decoração em açúcar pela sua cidade já devem de saber que não é nada barato, mas hoje em dia possuímos a facilidade da internet, e a benção do YouTube e de todos os decoradores com a boa vontade de passar seus conhecimentos.

Hoje quero passar para vocês algumas dicas de decoração de cupcakes, mas também desejo que vocês possam fazê-los em casa, e é por isso que juntei alguns tutoriais já publicados na internet pelos decoradores, os quais costumo aprender tanto quanto for possível.

Fazer decorações requer prática e paciência. É muito provável que as primeiras rosas que você faça fiquem sem muita forma, mas é importante que você não desista e continue praticando. Por isso a minha dica e que você tome seu tempinho neste final de semana e sente a praticar rosas e, se elas ficarem feias, simplesmente desmanche e faça novamente.

Agora sim, vamos ver as dicas para estes cupcakes decorados com flores maravilhosas.

Como fazer rosas com bico pitanga

Cupcakes-decorados-com-rosas-02.jpg

O bico pitanga é um dos mais famosos, porque com ele podemos fazer muitas decorações absolutamente diferentes, mas nem todo sabem que com eles podemos fazer umas rosas lindas e super simples. Esta é a rosa mais simples e rápida de fazer, e é a recomendada para os iniciantes, porque poderão aprendê-la rapidamente e estar satisfeitos com o aprendido.

Cupcakes-decorados-com-rosas-05.jpgO tamanho do bico dependerá do tamanho do seu cupcake, mas para o cupcake do tamanho “normal”, o mais recomendado é um bico pitanga grande; eu adoro o bico 1M da marca Wilton, é o meu bico mágico, e costumo fazer a maioria das minhas decorações com ele, e acho que é um bom tamanho para estas rosas.

No vídeo logo abaixo vocês poderão ver em detalhe como é feita esta rosa, confira e depois continue a leitura:

Esse vídeo não é meu, é do YouTube, mas posso passar algumas dicas para que vocês melhorem o seu trabalho. No vídeo a moça segura a manga de confeiteiro com as duas mãos e gira ao redor do cupcake, mas o segredo para que esta rosa fique com o efeito da foto lá em cima está no movimento do pulso.

O segredo: segurar a manga de confeitar com uma só mão, na parte de cima dela, e não mexer a mão do lugar, girar o pulso! Você precisa deixar a mão quieta no centro, segurando a manga, e girar o pulso para guiar o bico ao redor do cupcake.

Com isso você atinge esse efeito de pétalas da foto, que se você observa bem, é diferente do resultado do vídeo. É preciso que você pratique para pegar o jeito, e depois todas suas flores ficarão lindas.

Esta técnica a gente já viu quando passamos a receita de como decorar bolos com rosas simples. 

Como fazer rosas com bico de pétalas

Cupcakes-decorados-com-rosas-03.jpg

É aqui onde a coisa complica! Esta é uma técnica mais complexa, mas que você pode aprender sem problemas; ela só irá exigir maior treino e paciência do que a flor anterior.

Este é a técnica como as verdadeiras rosas são criadas, usando um bico de pétala, que pode variar de tamanho segundo o tamanho da flor que você deseja fazer. Nós já vimos em outro post como fazer rosas para decorar bolos aqui em Sabores do Chef.

Cupcakes-decorados-com-rosas-04.jpgO bico de pétalas é um bem caraterístico porque a parte de baixo é mais gordinha do que a decima. Sempre iremos colocar a parte gordinha para baixo, porque ela irá criar a base da pétala.

Confira o vídeo a seguir para ver os detalhes do passo a passo desta flor:

Com esta técnica você irá criar cada pétala da rosa, e ela ficará mais real do que a flor anterior com o bico 1M. Como eu disse, ela é mais complicada, mas o resultado vale a pena, e após treinar bastante e pegar o jeito você irá fazer a flor num abrir e fechar de olhos.

Quais as coberturas que podem usar

Cupcakes-decorados-com-rosas-089.jpg

Você precisará uma cobertura firme para criar flores. Neste caso foi usado o buttercream, que estando frio, fica super firme. Mas você também pode usar o glacê real, adicionando mais açúcar impalpável para que segure a forma.

Para que você não tenha dúvida em relação as outras receitas necessárias citadas no post, deixamos as receitas para vocês: receita do buttercream, como fazer buttercream de chocolate e receita do glacê real.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments