Comida mexicana: Bife Chili

por Gislaine Rabelo
Comida-mexicana-Bife-Chili-1

Hoje vamos ver uma comida mexicana, o Bife Chili, uma verdadeira delicia que merece um espaço na sua cozinha a qualquer dia.

Bife Chili é um bife com sabor mexicano! Para deixar essa receita com sabor mais intenso (ou seja, mais mexicano ainda), pode-se adicionar feijão cozido. Uma colher de sopa seria o suficiente, a ser colocada no momento em que se adiciona o milho. Para acompanhá-la, nada como um arroz branco simples.

Ingredientes:

6 bifes médios de acém
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta preta
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 espiga de milho, ou o equivalente a 1 lata média
3 colheres de chá de cominho
3 colheres de chá de coentro picado
1/4 xícara de pimentão bem picado
1/2 xícara de pimenta em pó
3 xícaras de caldo de galinha
2 xícaras de caldo de carne
1 copo de cerveja
2 colheres de chá de açúcar
1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água
cebola picada, para servir
Queijo ralado, para servir

Modo de preparo:

Para que o tempero pegue melhor, tempere os bifes cerca de duas horas antes de começar a cozinhar. Passe sal e pimenta nas peças de carne de forma que cubra todos os espaço.

Em fogo alto, frite-os até que fiquem dourados dos dois lados. Em seguida, por cerca de cinco minutos, frite a cebola na mesma panela, até que fique transparente, coloque então o alho, e o milho, refogue e deixe cozinhar por mais um minuto.

Adicione então o pimentão, o coentro e o cominho, cozinhe por três minutos, e depois adicione a carne.
Deite o caldo de galinha, caldo de carne, a cerveja, o açúcar e, em seguida, leve para ferver. Após ferver, tampe. E fogo baixo, cozinhe por três horas, mexendo ocasionalmente.

Depois de cozido retire a tampa. Misture a farinha com a meia xícara de água e mexa até formar a consistência de massa de panqueca. Acrescente mais água se necessário.

Acrescente a pimenta em pó à massa, coloque na panela onde estão os outros ingredientes, e deixe a mistura ferver. Cozinhe até engrossar. Sirva com cebola picada salpicada por cima, e queijo ralado.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments