O corte de verduras em juliana

por Juh

Vamos a começar pouco a pouco a falar de cortes de verduras. Eles são muito importante no mundo gastronômico; na hora de comer um prato não procuramos unicamente que ele tenha um bom sabor e esteja corretamente preparado; quando um prato tem uma boa presentação já começamos a saboreá-lo com os olhos e provamos bocado com uma expetativa positiva.

Quero começar pelo corte em juliana por um motivo muito simples e que certamente vocês entenderão, me nome é Juliana, para mim, este corte é o mais charmoso ;)

Provavelmente quem goste de cozinhar já conheça este corte, mas se você é daquelas que não tem-se especializado muito na cozinha e fica perdida na hora dos cortes, este post esclarecerá o simples e o específico do corte em juliana.

Definamos os alimentos cortados em juliana, são aqueles que cortam-se em finas tiras. A grossura das tiras pode variar segundo o prato, mas em geral, elas são cortadas bem fininhas. Para você ter uma ideia bem clara, sempre que pensar em corte juliana pense em batata-palha; simples.

O uso mais comum para este corte é com os vegetais; mesmo assim, algumas carnes requerem este corte e, pratos específicos. Como já mencionei, este corte dá um estilo mais chique aos pratos, em outras palavras, style.

Este corte tem também o benefício de garantir um cozimento parelho para os alimentos, que na hora de comer é muito importante. Mas ele pode-se usar com alimentos crús, como os vegetais para saladas.

Então, como se faz o corte em juliana?

O primeiro passo é garantir que a faca esteja bem afiada, isso sempre é importante. Uma faca bem afiada permite um controle correto no corte e evita que deixemos de cortar a comida e comecemos a cortar nossas mãos (se bem por estarem mais afiadas demandam cuidado).

Descasque o alimento a ser cortado e no caso das carnes, limpe-a bem, tire as gorduras, courinhos, etc.

Faça uma série de cortes paralelos, equidistantes um do outro, Assim você terá rodelas. Agora faça os cortes equidistantes nas rodelas, e como resultado... Voilá! Verduras cortadas em juliana.

  • corte-de-verduras-em-juliana

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments