Dicas para limpar a geladeira

por Gihan Hodroj

Para manter uma cozinha sempre limpa, é fundamental que a geladeira tenha um cuidado especial. Fique atenta ao intervalo de tempo entre uma limpeza e outra, quais produtos usar e não se esqueça de limpar a geladeira por fora também.

Veja também
Como escolher peixe e frutos do mar

Dicas para congelar alimentos

Como descongelar alimentos

Como limpar corretamente a geladeira

O hábito de limpar a geladeira é uma questão de saúde, se feito incorretamente pode contaminar os alimentos. O ideal é que a geladeira seja limpa a cada 10 dias e o congelador a cada 15 dias.

Segundo a nutricionista Martha Machado, técnica de coordenação e vigilância em saúde (Covisa) da prefeitura de São Paulo, a primeira coisa é olhar o manual do fabricante da geladeira. Lá constarão restrições a respeito da limpeza e possíveis produtos a serem utilizados.

Desligue a geladeira, separe uma caixa de isopor com gelo e coloque todos os alimentos que exigem refrigeração, assim evita que os alimentos fiquem expostos a temperatura ambiente. Verifique a validade de todos os produtos e certifique-se de que estão no prazo.

Nunca deixe alimentos abertos e expostos, eles deixam cheiro na geladeira e em outros alimentos modificando o sabor na hora do preparo.

Para limpar a geladeira internamente, faça uma solução de 1 colher de bicarbonato de sódio em 2 litros de água morna. Molhe um pano com essa mistura e passe em todas as partes da sua geladeira, incluindo prateleiras. Nunca utilize álcool, sapólio ou removedores, nem esponja de aço ou escovas. Além de deixar cheiro, elas removem o esmalte da geladeira diminuindo seu tempo de vida.

como-limpar-geladeira-01.jpg

Para limpar externamente a geladeira, pode ser feito com água e sabão neutro. Pode utilizar esponja ou um pano molhado. Remova todas as manchas.

Depois de limpar a geladeira, reduza a sua temperatura interna e espere até ela estabilizar para voltar a aumentar.

Como limpar o congelador

Limpar o congelador é mais prático e rápido. Fique sempre atento à validade dos produtos.

Desligue e retire todos os alimentos do congelador, coloque em uma caixa de isopor com gelo. Com o auxílio de uma faca remova todas as crostas de gelo grudadas. Limpe com a mesma solução utilizada na limpeza da geladeira.

Como limpar o freezer

Na hora de limpar o freezer, deixe um tempo desligado, isso irá facilitar na remoção das crostas de gelo, que costumam serem maiores do que as do congelador. Procure fazer a limpeza em um dia que seu eletrodoméstico não esteja muito cheio. Caso isso não seja possível, é de extrema importância que os alimentos fiquem em uma caixa com um pouco de gelo. Isso porque os alimentos que vão ao freezer necessitam de uma refrigeração maior. 

Lave com água e sabão cada prateleira do freezer e deixe secar. O processo de limpeza é o mesmo da geladeira. Para secar passe uma flanela. O freezer pode ser descongelado a cada 6 meses.

Dica

Uma dica para manter a geladeira limpa por mais tempo e livre de doenças é guardar os alimentos corretamente. No vídeo abaixo mostramos como.  

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments