Como congelar alimento pronto

por Gihan Hodroj

O alimento pronto deve ser congelado quando estiver completamente frio. Se puder, não use temperos em alimentos prontos como o bife, isso porque quando descongelados os temperos alteram. Quanto mais cru, melhor. O mais indicado para armazenar alimentos prontos sãos os potes plásticos herméticos com tampas.

Veja também
10 dicas para cozinhar melhor

Como empanar carne, frago e peixe

Como conservar verduras

Os legumes são alimentos prontos que podem ser congelados, coloque em saquinhos plásticos próprios para esse fim, sem cozimento.

Como congelar alimento cozido

A comida cozida pode ser colocada em potes de plásticos limpos e secos. Ela deve estar completamente fria para ir ao congelador. Evite encher o pote até o limite, deixe um espaço de um a dois dedos. O alimento  aumenta de volume quando congelado. Se estiver excedendo o limite, o pote pode quebrar ou a tampa estourar.

Como congelar alimento assado

Evite congelar alimentos assados que contenham molho. Se for possível, retirar o excesso de molho é o indicado. Envolva o assado em papel alumínio e coloque em um recipiente hermético.

Como congelar o feijão

Para congelar o feijão é necessário que ele esteja com os grãos cozidos, porém não moles. Não tempere o feijão, isso será feito quando ele for descongelado. É importante que o feijão seja colocado em potes herméticos com a quantidade exata que será utilizada. Isso porque, uma vez descongelado não poderá mais fazer o processo. Para descongelar o feijão, coloque-o em uma panela com um pouco de água e tempere a gosto. Ele ficará com gostinho de novo. 

Dica

Veja como descongelar os alimentos corretamente. 

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments