Pão caseiro simples

por Juh

Quem não adora um bom pão caseiro? Eu amo! Hoje vou lhes passar uma receita de pão caseiro simples e deliciosa que todo mundo poderá aproveitar e fazer em casa. Ela é bem simples porque não requer que você fique sovando a massa, mas sim será preciso que você deixe que ele aumente de tamanho por várias horas.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • ¼ colher de fermento biológico
  • 1 ¼ colherinha de sal
  • 1 5/8 xícaras de água morna

Modo de preparo:

Numa tigela grande, combine 3 xícaras de farinha de trigo com o fermento biológico e o sal. Depois adicione a água. Use as suas mãos para misturar todos os ingredientes. Uma vez feito isso, cubra a tigela com papel filme. Deixe que a massa descanse por pelo menos 12 horas (mas o melhor são 18 horas) num lugar morno. Se a sua casa for um pouco fria, o pão pode chegar a precisar mais tempo para crescer.

A massa estará pronta quando sua superfície encher de bolinhas de ar. Polvilhe a mesa com farinha de trigo e coloque a massa sobre ela; polvilhe a massa com mais um pouco de farinha de trigo e dobre a massa sobre si mesma umas duas vezes. Cubra-a com o papel filme e deixe-a descansar por meia hora.

Pão-caseiro-simples-2.jpgUsando apenas um pouco de farinha de trigo para evitar que a massa grude em suas mãos e na superfície de trabalho, dê-lhe forma de bola. Polvilhe farinha de trigo sobre um pano de louça, em quantidades generosas, coloque a massa sobre ele e polvilhe com mais uma boa quantidade de farinha de trigo e cubra com mais um pano de louça. Deixe descansar por 2 horas até que duplique o seu tamanho e, ao espetá-la com o dedo, não volte rapidamente ao seu lugar.

Pão-caseiro-simples-3.jpg

Meia hora antes de que a massa esteja pronta, preaqueça o forno a 250ºC. Pegue a forma que você irá usar para assar o pão e coloque-a no forno para aquecer. Quando o pão estiver pronto para assar, retire a forma do forno, com cuidado para não se queimar. Coloque a massa na forma e asse o pão até que ele esteja bem dourado e assado.

O tempo que demora o pão em assar varia entre 45 e 60 minutos, dependendo do forno. Uma vez que esteja pronto, retire-o do forno e espere pelo menos 30 minutos antes de comê-lo.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments