Receita de pastel de banana no forno

por Juh

Se você ama as receitas de pasteis, não deixe de experimentar com esta receita de pastel de banana no forno, ideal para a sobremesa. Os pasteis doces não são muito comuns na hora de preparar em casa, mas eles são tão simples de preparar quanto os salgados, e todo mundo ama um pastel doce na hora da sobremesa.

Para esta receita a dica é usar açúcar mascavo, porque dará um sabor especial, mas se você não tiver, pode trocar por açúcar branco. Experimente e depois comente no post!

Ingredientes:

Para a massa

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 pisca de sal
  • 3 colheres de açúcar
  • 8 colheres de manteiga sem sal
  • 1 gema de ovo
  • ¼ xícara de água gelada

Para o recheio

  • 2 ou 3 bananas
  • ¼ xícara de açúcar mascavo (ou comum)

Para pintar

  • 1 ovo
  • 2 colheres de leite

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC quando tiver a massa pronta e, enquanto isso, prepare o recheio. Também é bom ter por perto uma assadeira untada com azeite ou margarina, prontinha para colocar os pasteis nela.

Para preparar a massa

Receita-de-pastel-de-banana-no-forno-2.jpg

Num processador de alimentos, coloque a farinha de trigo junto com o sal e o açúcar; misture bem. Adicione a manteiga e processe por uns 10 segundos, até que fique uma mistura parecida à areia. Adicione a gema de ovo e processe; com o processador ainda funcionando, adicione a água aos poucos, até que comece a formar uma bola com a massa.

Retire a massa do processador e cubra com papel filme; leve à geladeira por um espaço de 1 hora antes de usá-la. Se precisar, pode congelar a massa para usar outro dia.

Com preparar o recheio

Corte as bananas em rodelas finas e coloque numa tigela junto com o açúcar, misturando bem, procurando que o açúcar cubra todas as rodelas. Se você usar o açúcar mascavo o sabor será mais intenso, mas sempre poderá trocar pelo açúcar branco, que costuma ser mais comum nos lares.

Como montar os pasteis

Retire a massa da geladeira e sove um pouquinho, depois abra com um rolo de cozinha e comece a cortar discos de massa. Estes discos podem ter o tamanho que você desejar, mas no caso dos pasteis na foto, os discos eram de 10cm de diâmetro.

No centro de cada disco coloque um pouco da mistura de banana e açúcar e depois feche o disco pela metade. Com um garfo pressione as bordas para fechar bem e que o recheio não escape. Coloque o pastel na assadeira e continue com o resto dos discos de massa.

Antes de assar, misture 1 ovo com 2 colheres de leite e bata bem. Com um pincel de cozinha pinte esta mistura sobre os pasteis e depois asse-os por uns 20 minutos, até que a massa esteja bem cozida e dourada. Deixe-os esfriar um pouco antes de servir.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments