Nos passos da sustentabilidade

Marca lança programa de reciclagem de calçados esportivos

por Redação

Todos os anos são consumidos 800 milhões de pares de sapatos no Brasil. Desse número, 120 milhões correspondem a calçados esportivos. Imagine quantos deles, já sem condições de uso, são descartados de forma inadequada na natureza. Com o objetivo de mudar essa situação, um programa voluntário inédito no país visa o reaproveitamento desses calçados, já de olho nos grandes eventos do esporte que vêm por aí. Saiba como participar e fazer a sua parte!

Sabe aquele tênis velhinho que você tem guardado e que, de tão gasto, não tem nem como ser doado? Pensando nisso, a Adidas criou o Pegada Sustentável, um programa que troca o seu par inutilizado por brindes superbacanas, como ingressos para o Museu do Futebol. É só levá-lo a uma loja da marca em São Paulo. A partir de abril, a iniciativa deve ser estendida a todo o Brasil.

Como funciona? Da loja, os tênis descartados serão encaminhados a uma empresa de logística reversa. Lá, são descaracterizados e os resíduos provenientes são cem por cento aproveitados para alimentar fornos de cimento. “Dessa forma, evitamos que esses produtos, ao final de seu ciclo de vida, sejam jogados em mares, rios e aterros”, garante Fabiano Lima, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Adidas Brasil.

O Pegada Sustentável é o primeiro projeto do tipo realizado no país e, além da redução do lixo despejado no meio ambiente, visa conscientizar o consumidor de dar um destino correto aos seus pertences fora de uso. “É uma forma de incentivar as pessoas a tomarem uma atitude correta”, diz Lima.

LEIA TAMBÉM:

Você conhece o projeto make a forest? – Designers do mundo inteiro se reúnem em prol da preservação das florestas

Moda sustentável é destaque no Rio-à-Porter – 19ª edição salão oficial de negócios do Fashion Rio tem sustentabilidade como foco

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter