Mundo Melhor

Muito além da rolha

por Isabella Monteiro | 20/07/2010

Objetos para casa, móveis e acessórios, as mil e uma facetas da cortiça


anterior 1 2 próxima


Muito além da rolha

Lembra aquele quadro de cortiça onde você pregava suas fotos? Isso é coisa do passado. Com originalidade e grandes investimentos, Portugal, líder na fabricação e investigação da matéria-prima, conseguiu transformá-la na já apelidada joia da coroa dos recursos naturais do país. De simples rolhas e revestimentos, a cortiça vem assumindo contornos inovadores a partir de novas propostas de vestuário e design, desde a década de 70.

VEJA AQUI PRODUTOS INCRÍVEIS FEITOS DE CORTIÇA

Mas o material começou a ganhar relevância na economia de Portugal muito antes disso. "A cortiça portuguesa é responsável por 50% da produção mundial. O pioneirismo do país no setor se deve, principalmente, a uma longa tradição na exploração da matéria-prima. Desde o século XIV, Portugal vem exportando o material para o Reino Unido e Flandres", conta o designer de produtos da marca Corque, fruto de um projeto de investigação e valorização da cortiça como matéria natural, Tiago Nunes.

Em maio de 2010, durante a inauguração da segunda edição da Feira Internacional da Cortiça em Portugal, o ministro da Agricultura português Antônio Serrano declarou acreditar na possibilidade do país reforçar a liderança mundial nos próximos anos. A floresta de sobreiros, árvores de onde é extraída a cortiça, contribui aproximadamente com 3% do Produto Interno Bruto nacional, tendo ajudado consideravelmente no incremento das exportações. "Em um momento de profunda crise econômica, um setor que emprega 12 mil pessoas representa vitalidade e esperança para todos", comentou o ministro.

Ecologicamente correta

O sucesso na fabricação de produtos feitos a partir da cortiça se deve às características ambientais. Trata-se de um recurso sustentável, reciclável, atóxico e durável, cujo processo de extração não passa pela devastação do sobreiro. Além disso, a grande capacidade de regeneração da árvore permite a coleta da matéria-prima a cada nove anos, através de um procedimento que não causa qualquer dano ao meio ambiente.

"No processo de fabricação de produtos à base de cortiça são empregados quase 100% dos recursos do material. Os resíduos são reutilizados em aglomerados da matéria-prima. A parte não aproveitável é usada para a combustão e produção de energia nas próprias indústrias do setor", diz a diretora de Design da Corque, Ana Mestre.


anterior 1 2 próxima


Mais matérias sobre

compartilhe esta matéria!

Siga o Bolsa de Mulher no twitter



últimos comentários (1)

ver mais
  • Nandalou
    Nandalou comentou:
    23/07/2010 | 15:00

    Achei a matéria muito legal e bem escrita. Nunca pensei que a cortiça pudesse ser tão amplamente usada. Parabéns ao Bolsa por abordar temas interessantes que vão além das fofocas de celebridade, moda e beleza!


  • novo comentário

    Você
    :D


    Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria




Bolsa Mobile

Receba as notícias e atualizações na rede do Bolsa no seu celular.
Saiba como.