Verão e linho, muito linho

Nesta estação o tecido vem com tudo e ainda ganha novas interpretações
por admin

Se tem uma peça que toda mulher precisa ter dentro do armário, além do vestidinho básico preto, é uma peça de linho. Praticamente em todo verão o linho volta com tudo e nesta estação não vai ser diferente. Diversos estilistas já deixaram suas marquinhas nas passarelas avisando que o linho retomou com força total.


Acontece que no verão de 2012, além da fibra natural receber destaque, também virá recheada de novidades como novas cores e texturas! “A novidade neste verão é que algumas confecções lançaram o linho inteligente, que é a fibra mesclada com fios mais tecnológicos, então o linho ganhou uma textura mais macia, mais fininha, mais gostosa ao toque”, afirma a consultora de moda Bia Kawasaki.


Novidade do fio
Estes fios modernos são criados em laboratório e misturados com o linho. São fibras inteligentes e artificiais, como elastano, que o deixa com mais elasticidade, ou outros que o deixam mais sedosos e às vezes com aspecto acetinado.


Cores
O linho ganhou cores nas peças masculinas e femininas. As cores são principalmente nos tons vermelho cereja quase pink, vermelho mais alaranjado, azul marinho, amarelo (tanto claro quanto escuro) e também, claro, os tradicionais cáqui e pastéis. “O segredinho é combinar tons diferentes da mesma cor ou ser mais ousada e misturar cores, o verão é uma estação bem brincalhona!”, explica Bia.


Restrições
Se o linho restringe ou não algum biotipo, Bia revela: “Na verdade, a adaptação das tendências da moda aos biotipos é analisada mais com a modelagem das roupas do que com o tecido, então como o tecido é bem versátil ele é adaptável a todas as mulheres”.


Com o que combinar?
Sempre coisas leves, de verão: colar de madeira ou de pedras brasileiras, pulseiras de metal, anéis, lenços leves, chapéu panamá, um penteado com grampos no cabelo, sandálias, rasteirinhas, sapatos de verão em geral; pode-se ousar no máximo com uma Oxford, mas não tão pesada.


Não combinar nunca!
Bota, jaqueta de couro, gargantilha de veludo, xale de lã, cachecol, cardigan, sobretudo, cacharrel ou qualquer acessório que remeta coisas pesadas e de inverno.


Dicas de looks
Uma camisa de linho aberta, como uma jaquetinha, com uma regata de algodão por baixo e um shorts jeans com rasteirinha. Ou ainda uma regatinha de linho, calça jeans e uma sandalinha.


Cuidados na hora de passar
A única coisa que irrita no linho é que ele amassa muito, mas por outro lado é o único tecido que amassado não fica brega. Mas calma, pra tudo tem solução.


Nossa querida Bia Kawasaki fez uma parceria com a linha de ferros de passar roupa da Phillips Walita, que se chama “Uma moda menos amarrotada” e nos deu várias dicas, mas antes avisou: “Chegamos à conclusão de que a mulher não sabe escolher o modelo de ferro ideal porque ela não entende a tecnologia”.


Por isso, vamos lá:


1º Sempre que for passar uma peça de linho o ferro tem que ser a vapor: “O vapor amolece as fibras do tecido, facilitando passar e deixando a roupa arrumadinha por mais tempo”, conta a consultora. Então todo mundo que tem linho no armário tem que ter o ferro a vapor!


2º Uma técnica legal é pegar um borrifador de água e colocar uma xícara de chá de amaciante, meia xícara de álcool e completar o borrifador com água. Quando for passar roupa borrife um pouquinho, deixará a roupa muito mais macia e o efeito prolongado.


3º O linho queima com muita facilidade então é importantíssimo observar a base do ferro de passar roupa. Bia indica: “Fique quilômetros de distância de bases de alumínio, a melhor base de ferro se chama ‘steam glide’, ela é fabricada com quartzo cerâmica, não gruda na roupa ‘nem a pau’”.


4º Temperatura super baixa na hora de passar o linho, para não queimar.

LEIA TAMBÉM:

Moda artesanal para o verão - Misture linho e algodão com materiais sintéticos

Shorts jeans: peça coringa do verão 2012 - Curtos, larguinhos, claros ou escuros, escolha o seu

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments