Estilo turco estreia em “Salve Jorge”

Trajes típicos podem ser tendências na moda

por Mariana Bueno

Com a estreia na novela “Salve Jorge”, a Turquia chamou a atenção dos telespectadores não só pelas belezas naturais do país, mas também pelo estilo das mulheres turcas, que promete lançar algumas tendências na moda. Personagens como Bianca (Cleo Pires) e Ayla (Tânia Khalil) já apareceram em cena usando trajes típicos. O turquesa é a cor que irá predominar. Já os tecidos são leves, coloridos e com muitas estampas. E sempre muitos acessórios, como colares, lenços e outros. “As bijous e joias são ricos em pedras e complementam os trajes com muito glamour. O olho grego e principalmente os lenços têm potencial para virar moda entre as brasileiras e prometem ser tendência na próxima estação”, garante a consultora de moda Amalia Piffero.

Ela explica que a moda turca está ligada às tradições bizantinas e islâmicas. A religião é determinante para que a modelagem seja ampla, com formas retas e, acima de tudo, para que não marque o corpo. As batas e vestes, longas e curtas, são bem fluidas e por si só muito originais. “Nas mesquitas, as mulheres que seguem as doutrinas do islã vivem com o corpo e a cabeça coberta e as saias acima do tornozelo são proibidas. Hoje em dia, o uso do véu é opcional e elas já aderiram a tendência ocidental, são elegantes e sofisticadas, porém dificilmente sedutoras”, explica.

De acordo com a consultora de moda, atualmente a moda na Turquia acompanha os anseios de sua nova geração e já existem estilistas turcos fazendo roupas com elementos e tendências ocidentais. O estilista Hakan Yildirm ganhou o prêmio Andam (iniciativa que apoia os novos talentos do mundo) e teve a oportunidade de desfilar na Semana de Moda de Paris. Lá, inclusive, também acontece a “Istanbul Fashion Week”. “Esta moda tem como características principais os tecidos naturais, como o algodão e a lã, ornamentados com fios dourados e prateados em relevo, como brocados e bordados rebuscados com fios grossos. As estampas turcas são coloridas e pouco contrastantes, predominando a cor azul cintilante misturada com variações do mesmo tom, em desenhos geométricos adamascados”, afirma.

Veja em nossa galeria de fotos os looks das personagens e alguns acessórios para complementar seu visual.

×
Faça do Bolsa de Mulher
sua página incial
E também acompanhe: Newsletter