Como fazer tintura de ervas

por Gislaine Rabelo

Reserve um pouco do seu tempo e aprenda como fazer tintura de ervas. As tinturas podem ser comparadas com os extratos erbais, e são remédios naturais altamente eficazes. Para fazer a tintura, basta escolher a erva. Pode-se escolher uma erva fresca, deixar que seque, ou comprá-la já desidratada.

Antes de abordarmos o processo, é importante relatar quais as utilidades deste remédio caseiro. Uma das tinturas mais conhecidas é a de hortelã. Pode ser usada para aliviar dores estomacais, dores de cabeça e resfriados. A de gengibre é excelente para curar náuseas e resfriados. Basicamente, o poder de uma cura de uma tintura será o mesmo que o da planta de onde foi extraída. Ou seja, se a camomila é calmante, sua tintura destina-se ao mesmo fim.

Para fazer em casa, o primeiro passo depois de escolher a planta que irá usar, é reunir os equipamentos necessários:

  • Solvente - O solvente é fundamental no processo de destilação. Use uma bebida alcoólica de boa qualidade como solvente. Os mais indicados são o brandy e a vodka. Se, entretanto, quiser uma tintura livre de álcool, opte por um vinagre branco, orgânico de preferência.
  • Gase – A gase será importante para permitir a filtragem dos resíduos sólidos depois que estiver pronta.
  • Frascos de vidro - Jamais armazene uma tintura num recipiente que não seja de vidro. Plástico, ou metal podem provocar reações químicas com efeitos colaterais imprevisíveis. Poderá reutilizar um frasco de maionese, por exemplo, desde que esteja muito limpo, e bem seco. O importante é que seja de vidro.
  • Etiquetas – Escolha etiquetas que sejam à prova d'água. Com elas, vai identificar o nome e a data da tintura.

Como-fazer-tintura-de-ervas3.JPG

Passo-a-passo:

Para cada litro de líquido, precisará de 10 gramas de ervas. Separe a quantidade que considera suficiente, e lave muito bem em água corrente e fria. Seque totalmente com um pano, ou toalha de papel. Em seguida, retire caules e talos.

Transfira as ervas para o recipiente de vidro, e por cima, derrame o brandy, ou a vodka, ou o vinagre. Coloque o suficiente para cobri-las totalmente. Feche bem o vidro e guarde num local escuro e fresco. A partir de então, passará a fazer verificações diárias. O ponto a observar é se o líquido ainda está a cobrir as ervas. Se o nível baixar, acrescente um pouco mais de solvente, mas apenas o suficiente para cobri-las. Todos os dias, também, deverá agitar bem o frasco.

O processo deve se estender por 2 semanas no mínimo e 3 meses no máximo. Depois disso, a tintura estará pronta para ser usada. Fica a observação de que quanto mais tempo ficar em processo de destilação, maior será a eficácia. Para retirá-la do frasco, coe com a gase, e passe para outro recipiente de vidro, também muito limpo e bem seco. Etiquete com as devidas informações, e estará pronto.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments