Dicas para remover cera de ouvido em casa

por Gislaine Rabelo

As dicas para remover cera de ouvido em casa são úteis, principalmente para quem sofre com problemas de audição, ou para aqueles que têm produção de cera em excesso. Essa substância de cor amarela e espessa, também é conhecida como cerume, e como removê-la quando há grandes quantidades, é pergunta frequente entre aqueles atingidos pela condição.

A presença da cera no nosso ouvido funciona como um escudo de proteção contra insetos, bactérias, fungos e água, que por sua vez podem prejudicar o ouvido. Em sua composição há propriedades anti microbianas, sendo ligeiramente ácido, também contém ácidos graxos saturados, e enzimas que eliminam as paredes celulares de bactérias. Mas quando em demasia, pode prejudicar a audição.

Ir à um especialista para fazer a remoção pode ser financeiramemte inviável. E o procedimento pode ser feito em casa mesmo, com o uso de produtos naturais.

Um dos produtos recomendados é o óleo de bebê, que funciona como um amaciante da cera depositada no canal do ouvido. Providencie um conta gotas limpo, o óleo de bebê, um chumaço de algodão e um cotonete. Com o conta gotas, coloque 2 gotas do óleo dentro do ouvido, e feche com o chumaço de algodão. Deixe a cabeça inclinada para o lado oposto por entre 5 e 10 minutos. Vire a cabeça para o outro lado, afim de que o óleo saia, e em seguida, utilize o cotonete para retirar a cera.

Também poderá aquecer levemente um pouco de azeite, e colocar cerca de 3 gotas no ouvido, cumprindo o mesmo procedimento feito anteriormente. Cuidado apenas para não aquecer demais o azeite, deve ser colocado morno, ou poderá queimar o tímpano.

A água oxigenada, volume 10, pode ser utilizada da mesma forma.

Todos estes são remédios simples e eficazes. Todavia, de ficar com alguma dúvida, poderá sempre consultar o médico sobre a segurança destes produtos para o seu organismo.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments