Receitas caseiras para unhas encravadas

por Gislaine Rabelo
Receitas-caseiras-para-unhas-encravadas2

As receitas caseiras para unhas encravadas ajudam a solucionar essa condição que tende a afetar, principalmente, o dedão do pé. Normalmente é caracterizada pela dor e pela inflamação.

Ocorre quando a ponta da unha penetra na borda de pele que a contorna, e uma das principais maneiras de livrar-se gradativamente do problema, é cortando a unha em linha reta, deixando a borda acima dos cantos.

Parece uma questão simples, todavia, se não tratada, uma unha encravada pode resultar em lesão, e em seguida, em inflamação grave. Mas os remédios naturais podem ser usados com resultados satisfatórios.

O uso de sapatos apertados, unhas que descascam com facilidade, ou que estejam com fungos, são agravantes. Mas a tendência para encravar também pode ser hereditária.

Os primeiros sintomas são vermelhidão, dor, e sensibilidade à pressão. A borda da unha fica com a tendência de engrossar, e já num estágio mais avançado, há inchaço e a presença de pus. Essas complicações mais severas podem suceder com mais facilidade naqueles que sofrem com diabetes, ou má circulação.

Para tratar em casa, deixe o pé de molho em água morna, com um pouco de sal, cerca de meia hora, pelo menos 3 vezes ao dia. Essa terapia fará com que a unha se levante.

Antes de dormir, pegue um chumaço bem pequeno de algodão, e coloque entre a pele e a unha. Isso impedirá que a unha continue a crescer na direção errada.

Ou, com uma faca bem afiada, retire uma lasca de limão, em tamanho que possa ser colocado entre a unha e a pele. Coloque o pedacinho de limão, e envolva o dedo com uma gaze.

Todos os dias após o banho faça uma massagem sobre a área afetada com óleo de Árvore do Chá, misturado com óleo de lavanda. Essa massagem é mais indicada para quando a inflamação está num estágio avançado, sendo que alivia a dor e a pressão.

Durante o tratamento, evite sapatos fechados, e coma vegetais e frutas que vão acelerar o processo de cura, ou reforçar o sistema imunológico para curar a condição.

Neste caso, os mais indicados são as folhas verdes e as frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments