Lavar as mãos para manter a saúde

por Gislaine Rabelo
Lavar-as-mãos-para-manter-a-saúde2

O ato de lavar as mãos para manter a saúde é fundamental, pois é a maneira mais fácil de evitar infecções. No entanto, deve-se saber quando e como lavar, usar o sabonete de maneira correta, e se tiver filhos, instruí-los a lavar do modo certo, fazendo, ainda, com que adquiram o hábito.

Lavar as mãos com frequência é a maneira mais eficaz de fazer com que uma doença não se espalhe. E isto requer apenas água e sabão, ou um desinfetante à base de álcool.

Quando lavar

Lave as mãos todas as vezes que tocar pessoas, objetos, ou superfícies. É ao longo do dia que acumula vários germes em suas mãos, que podem infectar o seu organismo se tocar o nariz, a boca, ou os olhos com as mãos sujas.

Deve-se fazer a lavagem todas as vezes que tocar uma ferida, depois que der remédio à alguém, ou de cuidar de uma pessoa doente, ao remover e inserir lentes de contato, e também antes de preparar alimentos.

E, ainda, todas as vezes que manusear carnes cruas, especialmente a de frango, de usar o banheiro, de trocar fraldas, tocar um brinquedo de animal, tossir, assoar o nariz, ou espirrar.

A lista também inclui contato com o lixo doméstico, com produtos químicos, e sapatos.

Como lavar as mãos

Não basta dar uma ensaboada rápida e enxaguar. Para que a mão fique limpa após a lavagem, ensaboe muito bem, e esfregue as mãos com vigor por pelo menos 20 segundos. Esfregue todas as superfícies, como os punhos, as costas das mãos e sob as unhas. Enxague com água em abundância, e seque com uma toalha limpa, ou descartável, e utilize a toalha para desligar a torneira.

É importante saber que o sabão normal é muito mais eficaz para matar bactérias e germes que o sabão antibacteriano, este pode sim, fazer com que os microorganismo desenvolvam resistência às substâncias do produto, tornando-os cada vez mais difíceis de matar.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments