Remédios caseiros para dentes sensíveis

por Gislaine Rabelo

Os remédios caseiros para dentes sensíveis vão ajudar a contornar o desconforto ou aquelas pontadas súbitas que se sente em um, ou mais dentes. Essas sensações nas terminações nervosas do dente, podem ocorrer pelo contato com comidas ou bebidas, frias, azedas, muito doces, ou muito quentes.

Essa sensibilidade nos dentes dá-se quando a dentina, a camada de seus dentes, fica exposta devido a algum recuo do tecido da gengiva. Isso expõe parte das raízes que não estão cobertas pelo esmalte duro.

Existem milhares de aberturas muito pequenas conectadas com o nervo central, ou com a polpa do dente. Esses furos minúsculos permitem que as temperaturas extremas, ou o doce, cheguem aos nervos, ocasionando a dor repentina.

A sensibilidade dentária pode ser desencadeada por diversos fatores. A escovagem muito dura, ou muito brusca, ou escovas com cerdas duras, desgastam o esmalte com o passar do tempo, fazendo com que a dentina termine exposta.

Outra causa pode ser a retração da gengiva. Ou dentes quebrados, lascados ou rachados. Assim como o ranger de dentes, que desgasta o esmalte. Muitas pessoas rangem os dentes enquanto estão a dormir.

Há, ainda, alguns tratamentos para branquear os dentes, que são feitos com produtos agressivos. E conforme a idade avança, o esmalte sofre um desgaste natural, deixando os dentes mais sensíveis. Em qualquer destes contextos, a placa bacteriana agrava a condição.

Para conter a sensibilidade, utilize um creme dental específico para tratá-la, uma escova com cerdas suaves, e não esqueça de utilizar o fio dental após as refeições, e antes de dormir. Evite alimentos ácidos, que desgastam ainda mais o esmalte.

Antes de dormir, depois da higiene bucal devidamente feita, pegue um cotonete e passe uma camada fina de creme dental sobre o dente sensível. Quando sentir dor por sensibilidade, aplique algumas gotas de extrato da erva de São João diretamente no dente dolorido.

Em paralelo, faça um suco com um punhado de equinácea e meia colher de chá de Vitamina C em pó, num copo de água. Beba 3 vezes ao dia até que a dor desapareça.

Esse suco pode ser substituído por um chá de tomilho, ou de sálvia. Neste caso, se tiver mau hálito, também será eliminado. Tanto o tomilho quanto a sálvia são antibióticos, antivirais e antifúngicos naturais para a boca.

Numa loja de produtos naturais, compre gel de Aloe Vera, e aplique na área inflamada. Ou se tiver um pé de babosa em casa, retire-o diretamente da folha. Passe todos os dias, de manhã e à noite. A aloe vai aliviar qualquer inflamação, e diminuir a sensibilidade.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments