Benefícios do guaraná

por Lu
beneficios-do-guarana-2

O guaraná é um arbusto rastejante nativo da Venezuela e da floresta Amazônica, no norte do Brasil. Sua fruta é pequena, vermelha e contém sementes pretas. No nosso país, ela é muito conhecida graças a refrigerantes que contém seu típico sabor. O que muitos de nós não conhecemos são os benefícios do guaraná, entre os quais podemos encontrar o aumento de concentração.

As sementes de guaraná são muito ricas em cafeína; elas contém, de fato, uma quantidade de 4 a 8% maior de cafeína que os grãos de café. Essas sementes também são ricas em ácidos tânicos e nos alcaloides teofilina e teobromina.

Vários são os benefícios do guaraná à nossa saúde. Podemos citar: aumento do estado de alerta mental, combate ao cansaço, aumento da energia e da capacidade de resistência física. O guaraná é, além disso, uma das fontes mais ricas em cafeína, motivo pelo qual a fruta tem tantas propriedades estimulantes.

O guaraná é também um ingrediente popular nas pílulas para perder peso à base de ervas. Há evidências que indicam que ele ajuda a diminuir o apetite e aumenta a queima de gorduras. De acordo com os resultados de certos estudos científicos, isso também é devido à quantidade de cafeína presente em sua composição, já que, no caso do guaraná descafeinado, essas propriedades se anulam.

Um teste psicofarmacológico descobriu que o guaraná causa melhoras no que diz respeito à memória, ao humor e à concentração. Contudo, outro estudo não encontrou efeitos significantes do guaraná no campo da cognição.

Apesar das vantagens citadas, o guaraná deve ser evitado por pessoas com problemas do coração, diabetes, hipertensão, epilepsia, ansiedade, insônia e doenças do fígado. Também não é recomendado a mulheres grávidas, por não ter sido estabelecida a segurança do seu consumo nesse caso.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments