Cura natural para a síndrome do túnel do carpo

por Gislaine Rabelo
cura-natural-para-a-síndrome-do-túnel-do-carpo2

Poderá encontrar a cura natural para a síndrome do túnel carpo recorrendo à pomadas e compressas. Esta condição é marcada pela dormência e formigamento, que atingem principalmente os dedos e o antebraço, sendo comum sentir fraqueza nas mãos, dor no pescoço e nos ombros, e também no pulso.

No interior do pulso há uma passagem estreita, denominada túnel do carpo. Aí estão os nove tendões que movem os dedos, mesmo ao lado do nervo mediano. Muitas vezes esses tendões se inflamam, pressionando o nervo, e resultando nesta síndrome.

Uma das causas é o movimento constante e repetitivo da mão, mas outros fatores também influenciam sua ocorrência, como o uso de pílulas anticoncepcionais, a gravidez, a artrite reumatóide, e o peso acima do normal.

Para aliviar a inflamação de maneira rápida, enrole os pulsos com uma toalha fina, envolta em gelo. Deixe por 10 minutos, pelo menos a cada 2 horas, ou todas as noites antes de ir dormir.

Mergulhar os pulsos em água morna também resolve. Deixe em imersão por 15 minutos antes de dormir.

E à noite, enquanto dorme, use uma tala para evitar que dobre o pulso, ou que coloque a mão sob o travesseiro, pressionando essa área, e agravando a dor (pessoas com síndrome do túnel do carpo costumam acordar no decorrer da noite com dor nessa região). Se possível, utilize a tala durante o dia também. Ou uma daquelas luvas, que imobilizam os movimentos.

Pelo menos duas vezes ao dia, passe pomada de arnica nos pulsos, esfregando bem, desde o antebraço até a base da palma da mão. A arnica é famosa por suas propriedades anti inflamatórias, e vai aliviar a dor. Passe em cada pulso o equivalente a uma colher de chá desta pomada. Repita a aplicação de manhã e à noite.

A bromelina também é eficaz contra essa condição. Esta enzima do abacaxi contém propriedades anti inflamatórias, e vai reduzir o incômodo dolorido. Faça a ingestão de pelo menos meio abacaxi todos os dias, com o estômago vazio.

Apesar de conhecida como anti depressivo, a erva de São João, também atua como remédio natural benéfico para esta síndrome. Reduz a inflamação do túnel do carpo, pois repara os nervos.

Outra alternativa é beber uma colher de chá de óleo de linhaça. Mas neste caso, faça a ingestão em conjunto com outros alimentos para potencializar a absorção por parte do organismo. O mais indicado é beber junto com suco de laranja.

Enquanto segue o tratamento caseiro, aumente a ingestão de magnésio. A água de coco e a banana são boas fontes.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments