Como tratar a faringite com remédios naturais

por Gislaine Rabelo
Como-tratar-a-faringite-com-remédios-naturais-1

Incômoda, e muitas vezes dolorosa, a dor de garganta, também chamada de faringite é uma inflamação da membrana mucosa que reveste a faringe. É um sintoma de várias condições, mas na maioria das vezes está associada a constipações ou gripe.

Pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, ou condições ambientais. E pode ser um sintoma de muitas doenças. Infecções que causam a maioria das dores de garganta são contagiosas, como o contágio feito pelo vírus da gripe, o resfriado comum, a mononucleose, ou por bactérias como estreptococos, micoplasma, ou hemophilus. Dor de garganta também pode ser causada por produtos químicos (fumaça de cigarro), alergia ou gotejamento pós-nasal, ou, raramente, pelo câncer (câncer precoce geralmente se apresenta com sintomas indolor). Alguns tratamentos médicos também podem causar uma dor de garganta (amigdalectomia, manejo das vias aéreas durante uma operação ou tratamento do câncer com quimioterapia ou radioterapia). Mas, nas situações de menor gravidade é possível tratá-la facilmente, e em casa.

Cravos

Mascar um cravo com um cristal de sal grosso comum facilita a expectoração e alivia a irritação na garganta e a tosse na inflamação da faringe. Mascar um cravo queimado também é um remédio eficaz para a tosse causada pela garganta congestionada e faringite. Mel e um dente de alho num copo de chá de cravo ajuda a aliviar a tosse dolorosa quando trata-se de asma, tuberculose e bronquite. Deve-se tomar uma vez antes de ir para a cama.

Feno Grego

Um gargarejo feito das sementes de feno-grego é o melhor que há para a dor de garganta “normal”. Para o gargarejo, a solução deve ser muito mais forte do que o chá. Duas colheres de sopa de sementes de feno grego são colocadas em um litro de água e deve-se deixar que ferva por meia hora em fogo baixo.     

Sálvia

Esmaga-se as folhas para extrair o sumo. Esta é outra alternativa para fazer gargarejo, com resultados benéficos. Eficaz também é “mascar” as folhas de sálvia.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments