Receitas caseiras para curar queimaduras de primeiro grau

por Juh

As queimaduras são lesões na pele causadas por diferentes fatores; podemos dividir em três os tipos de queimaduras. Queimaduras térmicas, queimaduras elétricas e queimaduras químicas.

As térmicas são aquelas provocadas pelo contato com fontes de calor, que pode ser diretamente fogo, líquidos quentes ou superfícies quentes; as queimaduras elétricas são aquelas causadas por descargas elétricas, como raios ou fios condutores de eletricidade; e as queimaduras químicas são aquelas causadas por substâncias químicas corrosivas, ticas, inflamáveis, etc.

Podemos também fazer uma divisão das queimaduras segundo a sua profundidade, em: queimaduras de primeiro grau, queimaduras de segundo grau, queimaduras de terceiro grau e queimaduras de quarto grau.

As queimaduras de quarto grau são aquelas que chegam a causar lesões a nível dos ossos e dos músculos; as queimaduras de terceiro grau são aquelas que chegam a causar lesões penetrando em todo o espessor da pele e destruindo o tecido; as queimaduras de segundo grau são aquelas que chegam a causar danos na epiderme e na derme (que são as duas primeiras capas de pele); e finalmente, as queimaduras de primeiro grau são aquelas que causam lesões na primeira capa de pele, a epiderme.

Hoje vamos ver como curar queimaduras de primeiro grau, que são comummente sofridas por todos nós, especialmente no verão; temos seis truques:

1 Aplique mel sobre a lesão e cubra-a com uma vendagem.

2 Coloque duas colheradas de iogurte cobrindo a queimadura e deixe atuar por uns 15 cm.

3 Corte uma cebola e aplique-a imediatamente na queimadura.

4 Aplique aloe-vera na zona afetada.

5 Lave a região com água assim que sofrer a lesão

6 Molhe a queimadura com leite no exato momento em que sofra o dano.

Estas são dicas que você poderá usar no exato momento do acidente e que certamente irão ajudar na recuperação do tecido. Quando a ferida é mais profunda você deve consultar o médico imediatamente pois muitas vezes os danos podem não serem vistos facilmente. Também tenha o cuidado de proteger a zona afetada de toda nova lesão pois segundo o Murphy, é muito provável que aconteçam novas lesões...

Matérias Recomendadas

Facebook Comments