Propriedades da erva-mate

por Juh

Se você é do Rio Grande do Sul certamente estará muito familiarizado com a erva-mate e o chimarrão, mas se não for. Provavelmente esteja se perguntando o que é a erva-mate.

Pois bem, a erva-mate é justamente uma erva; usada em diferentes infusões com diferentes nomes, como: chimarrão, mate ou tereré. Cada uma delas com sua particularidade; mas o chimarrão e o mate são praticamente iguais.

Estas infusões são populares na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul do Brasil e nasceram do costume das tribos indígenas que habitavam a região de beberem a infusão da erva-mate em cuias (recipientes feitos com abóboras ocas e secas) e bomba (que podia ser de bambu ou cana).

Hoje veremos quais são as propriedades desta erva-mate assim, seja você consumidor de chimarrão ou não, possa conhecê-las melhor e talvez compreenda mais o seu consumo.

Em primeiro lugar, a erva-mate tem um importante efeito na perda de peso, pois atua inibindo a atividade de muitos genes associados ao desenvolvimento da obesidade. Além disso, está comprovado que consumi-la durante 45 dias ajuda a sentir-se mais satisfeitos na hora de alimentar-se, e assim acaba-se comendo menos.

A erva-mate atua como um potente diurético, ajudando ao corpo a eliminar toxinas e a combater a retenção de líquidos que tanto incomoda e incha.

Além disso tudo, a erva-mate também ajuda a combater os problemas cardiovasculares, e a reparar o DNA. Isto último é possível graças ao efeito neutralizador da ação dos radicais libres que danificam nossas células, contra o qual a erva-mate é um escudo poderoso.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments