Benefícios do óleo de arroz

por Aline Pereira

Produzido a partir do germe e farelos do grão, o óleo de arroz pode seraliado para a luta contra o colesterol alto. Com níveis de gordura saturada bem menores do que os óleos de soja e coco, por exemplo, o óleo feito com arroz é rico em gorduras do tipo monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são benéficas para o coração.

Leia também:
Benefícios do óleo de tomilho
C
omo usar óleo de algodão
Ó
leo de avelã contra o colesterol

Além de contribuir com a redução dos níveis de colesterol no sangue, o óleo de arroz tem ainda a capacidade de elevar o colesterol bom. Esse efeito – como no caso de todos os tipos de óleo - está associado ao consumo moderado do produto, já que em excesso o resultado pode ser contrário.

beneficios-do-oleo-de-arroz-1.jpg

Combate a doenças

Além de auxiliar no controle do colesterol, o óleo é uma ótima fonte de vitamina E e do fitoesterol gama-oryzanol. Essa vitamina atua diretamente na prevenção de danos às células, ajudando assim a combater o envelhecimento precoce. Já o gama-oryzanol tem a capacidade de dificultar a síntese do colesterol, diminuindo a absorção da substância e agindo no controle de doenças cardiovasculares.

beneficios-do-oleo-de-arroz-2.jpg

Como consumir

O óleo de arroz pode substituir óleo vegetais de outros tipos no preparo de alimentos frios ou quentes – já que não perde suas propriedades quando aquecido. Ainda assim, vale lembrar que esse ou qualquer outro óleo deve ser reutilizado, isso porque à medida em que é reaquecido, perdem-se suas propriedades boas e aumenta-se o nível de gorduras saturadas.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments