Farinha de tapioca na dieta: por que usar

por Beatriz Helena

Antes comum apenas em praias, feirinhas ou restaurantes típicos, hoje a tapioca faz sucesso nas dietas. De origem indígena e extraído da mandioca, o polvilho doce, quando umedecido com água, forma uma goma que, ao ser levada ao fogo, se transforma em uma massa parecida com panqueca, mas muito mais leve e branquinha.

Veja também:
Receita de suco verde para emagrecer
F
arinha de banana para perder peso
T
ipos de adoçante: stevia, sacarina, aspartame e sucralose

Tapioca na dieta

Pessoas que estão na busca do corpo dos sonhos através da mudança de hábitos alimentares acabam aderindo à tapioca. O principal uso é para substituir o pão branco e a escolha está relacionada à isenção de glúten.

O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada principalmente em sementes de cereais, como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia. A substância, ao entrar no organismo, fica com uma textura de chiclete, que gruda nas paredes do aparelho digestivo e atrapalha a digestão, diminuindo o funcionamento do metabolismo e reduzindo a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Portanto, dietas sem glúten contribuem para o funcionamento do intestino e ajudam no metabolismo, ações essenciais para quem quer emagrecer com saúde.

Mas a tapioca pode ser vilã. Além de não conter fibras, o ingrediente é rico em carboidrato, características que fazem com que o organismo sofra com picos de insulina – liberação rápida do açúcar no sangue. Portanto, além de prezar por recheios lights, também é preciso incluir ingredientes fibrosos na receita de tapioca.

Onde encontrar

tapioca-dieta-onde-encontrar.jpg

A goma de tapioca pode ser feita em casa, misturando polvilho doce – fécula de mandioca – com água, gelando e peneirando. Porém, também é possível encontrar em supermercados pacotes com o produto pronto, o que torna o preparo ainda mais rápido e prático.

Receita de recheio light para tapioca

Salgada

Para substituir o pão, além da tradicional tapioca com manteiga e orégano também é possível criar novas versões.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de queijo cottage;
  • 2 colheres de sopa de peito de peru picado;
  • 1 colher de sopa de chia;

Como fazer:

Leve a goma de tapioca ao fogo e, assim que formar a massa, coloque o recheio misturado. A receita fica completa com a proteína do queijo cottage e com a fibra da chia.

Doce

tapioca-dieta-doce.jpg

Para preparar receitas de tapioca doce light utilize geleias diets.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de geleia de goiaba diet;
  • 2 fatias de queijo branco;

Como fazer:

Prepare a goma de tapioca e coloque o recheio. Utilize também morango, banana, mel, canela ou coco desidratado sem açúcar.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments