Como curar dor de dente em casa

por Beatriz Helena

Se for necessário elencar quais são as dores mais chatas de sentir, certamente a dor de dente estará entre elas. Além de ser irritante e atrapalhar a alimentação, ainda é necessário esperar a consulta com um profissional para que o problema seja sanado. Mas, até que a visita médica não ocorra, é possível aliviar a dor de dente com remédios caseiros.

Leia mais:
Remédios caseiros para dentes sensíveis

Como branquear os dentes de forma natural

Como fazer pasta de dente em casa

Entre as causas da dor de dente estão as caries, os traumas, restaurações extensas, infecções na raiz ou inflamações, explica a dentista Mariana Rodrigues. A dor sempre vem como um aviso de que alguma coisa não anda bem com a saúde da boca, por isso, é imprescindível que uma avaliação seja marcada, mas até que ela chegue, é possível aliviar a dor de dente.

Remédios caseiros para dor de dente

Cravo

aliviar-dor-dente-cravo.jpgO cravo é rico em substâncias analgésicas. A opção mais simples para tratar dor de dente em casa é mascar um cravo. Porém, também existe a possibilidade de aplicar óleo de cravo ou ingerir chá.

O óleo de cravo pode ser feito em casa ou encontrado em farmácias. Com auxilio de um cotonete ou pedaço de algodão, aplique o óleo no dente que está doendo e deixe agindo por alguns minutos. É importante evitar que caia muito óleo na gengiva, já que ele pode causar leves queimaduras.

Já para preparar o chá, basta ferver uma xícara de água e acrescentar 1 colher de chá de cravos. Abafe, coe, espere esfriar e faça bochechos quatro vezes ao dia.

Água

aliviar-dor-dente-agua.jpgA água não leva a dor de dente embora, mas limpa a região, o que ameniza a dor. A primeira opção é chupar uma pedra de gelo ou colocar uma bolsa na bochecha. O gelo ameniza a dor e ajuda a desinchar.

Mas também é possível fazer bochecho com água morna e sal. A mistura drena o local, acalma o tecido inflamado e ajuda na limpeza, diminuindo a dor.

Alho

aliviar-dor-dente-alho.jpgEntre as propriedades do alho está a ação bactericida. Portanto, passar um dente de alho por toda a gengiva ajuda no tratamento de infecções. O processo pode ser feito duas vezes ao dia e é preciso deixar por alguns minutos para que as substâncias possam agir.

Misturas caseiras

aliviar-dor-dente-propolis.jpgO própolis é muito usado na medicina natural por suas ações bactericidas, portanto, preparar uma mistura com própolis, macela e água morna pode ser um excelente remédio caseiro para dor de dente. Ferva 2 colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar. Beba três vezes ao dia e faço bochecho após as refeições.

Entre os benefícios da arnica também estão a analgesia e o tratamento de inflamações. Para preparar um bochecho para dor de dente, ferva uma xícara de água com 1 colher de sopa de arnica picada, 2 colheres de sopa de sálvia e 3 colheres de sopa de camomila. Coe, deixe esfriar e faça bochechos quatro vezes ao dia.

Sensibilidade

A dor de dente geralmente deixa os dentes muito sensíveis ao ar. Para evitar dores, enrole um dente com uma gaze até o dia da consulta com o especialista. A gaze protegerá o dente do contato direto com o ar, evitando dores.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments