Benefícios do chá de gengibre

por Beatriz Helena

De sabor picante e marcante, o gengibre é um tubérculo rico em propriedades medicinais. Além dos efeitos já conhecidos, como ação anti-inflamatória e digestiva, o chá de gengibre ainda pode ajudar a emagrecer.

Leia também:
Chá de gengibre para emagrecer

Recupere seu cabelo com gengibre

Receita para limpar os pulmões

Propriedades do gengibre

Rico em vitamina A, B3, B6, cobre, magnésio, selênio, potássio e zinco, o gengibre funciona como um potente antioxidante, e, por isso, previne o envelhecimento precoce da pele e cabelo, aumenta a imunidade, afasta o cansaço e ainda previne o câncer, já que os antioxidantes combatem os radicais livres.

O gengibre também é um ótimo remédio natural para dor de garganta, não a toa é muito comum ver professores ou pessoas que trabalham com a voz tomarem xarope ou chuparem bala de gengibre. Entre suas propriedades também é possível identificar as substâncias anti-inflamatórias, que ajudam no tratamento de infecções de dor de garganta e melhoram a fala. O chá de gengibre também é muito eficiente no tratamento para gripe, já que é descongestionante.  Suas propriedades anti-inflamatórias também são úteis para dores musculares oriundas de movimentos repetitivos ou forçados.

O tubérculo também é remédio para problemas gastrointestinais. O chá pode ser indicado para disfunções intestinais e, como suas enzimas facilitam a quebra de proteínas, é usado em dietas para acelerar a queima de calorias e emagrecer.

Entre os alimentos afrodisíacos o gengibre também faz sucesso, já que produz calor e, nos homens, aumenta a vaso dilatação, o que facilita a ereção. Já nas mulheres o efeito é diretamente no clitóris, aumentando a sensibilidade.

Como fazer chá de gengibre

beneficios-cha-gengibre-2.jpg

Diferente dos outros chás, esta receita com gengibre fica doce e agrada paladares. O cravo e a canela disfarçam o sabor picante do gengibre.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gengibre picado;
  • 1 fatia de limão;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 ½ litro de água;
  • Cravo e canela a gosto;

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o açúcar até que ele caramelize. Acrescente o limão, o gengibre, a canela e o cravo. Mexa. Junte a água e deixe ferver. Coe e sirva quente.

A açúcar caramelizado por ser substituído por mel.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments