Mais do que uma especiaria: a canela e suas propriedades medicinais

por Juh

Hoje estive na disjuntiva de lhes dar duas dicas para eliminar os gases intestinais ou falá-lhes a respeito das propriedades medicinais da canela. Como eu sou fã da canela e não dos gases, escolhi falar da canela e deixar as dicas para eliminar os gases para um outro post; em breve, prometo.

Em um momento cultura do nosso querido OutraMedicina, digo-lhes que a canela já foi uma das famosas “Drogas-do-Sertão”; que juntamente com outros bens cobiçados pelos colonos, impulsaram a expansão pela Amazônia lá no século XVIII. Lembremos que em aquele tempo não existia a valiosíssima geladeira e era necessário disfarçar qualquer eventual sabor que os alimentos pudessem adquirir por má preservação.

A canela provêm de uma árvore sumamente aromática, que pode chegar a medir uns 15 metros de altura; esta é uma árvore da Índia, mas pode-se cultivar em zonas cálidas.

Durante muito tempo acreditou-se que ela servia unicamente como especiaria, mas tem muitas propriedades medicinais pois conta com uma corteza com componentes como fibras, minerais, vitamina C, tiamina, niacina, mucilagem, ferro, potássio, sódio, ácidos, óleo essencial, taninos, baunilha, cálcio e fósforo entre outros.

Geralmente a canela é usada para melhorar a digestão porque ela possui propriedades carminativas, anti-ulcéricas, anti-vomitivas, e estomacais; isto deve-se a alguns dos seus componentes como os óleos essenciais, que estimulam a salivação e os sucos gástricos facilitando a digestão, estas características ajudam no tratamento de doenças do aparato digestivo, como por exemplo: aerofagia, digestões difíceis, acidez, falta de apetite e vômitos.

Cinnamon bunch.jpg

Também é muito boa no casso de doenças respiratórias, o que deve-se ás suas propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. A canela também é muito boa no tratamento de doenças respiratórias por esfriamento corporal, já que ao mesmo tempo aumenta a sudorese e eleva a temperatura do corpo. Seu uso é recomendado nos tratamentos de bronquite, resfriados e tose.

Por último temos que destacar que a canela é boa no uso para doenças do aparato circulatório, pois possui agentes anti-agregantes, anti- escleróticos e anti-trombóticos que são bons  para a circulação sanguínea. É usada em todos os tratamentos de má circulação periférica e frieira.

A forma de consumi-la é realizando uma bebida que conste de uma colherada de canela em rama e um litro de água. Aconselha-se beber dois copos por dia.

Também aconselha-se (conselho meu) visitar a linda cidade de Canela no Rio Grande do Sul, certamente ajudará vocês a desfrutarem mais da vida.

Até mais ler!

Matérias Recomendadas

Facebook Comments