Exercícios para grávidas

por Laís Peterlini

As dores na gravidez são bastante comuns, principalmente as dores lombares. Isso porque o volume da barriga altera a gravidade e a postura do corpo. Mas com algumas atividades físicas simples, que podem ser feitas em casa, o desconforto melhora. Quem explica é a fisioterapeuta Vanessa Marques, especialista em gestantes e pós-parto. “Uma das formas simples e eficazes para diminuir o alto índice de lombalgia é levantar-se de forma correta. A melhor maneira de proteger a coluna é evitar dar impulso de frente ao sair da cama, pois há muita sobrecarga durante o movimento”, afirma.

Leia também
Saiba como eliminar estrias vermelhas

Veja os benefícios da ioga para mulheres grávidas
 
Grávida precisa se exercitar, mas com cuidados
 

Alongamento para grávidas

- Ao se levantar da cama: primeiro vire- se de lado, depois coloque os pés para fora da cama e apoie os braços para sair da postura deitada para sentada. Assim a gestante concentrará os esforços no braços e não na coluna. Já na posição sentada, aproveitar o momento para realizar os demais movimentos.

- Mãos e braços: gire as mãos lentamente para o lado direito e depois para o lado esquerdo com os punhos fechados. As duas mãos simultaneamente. Faça movimentos de abrir e fechar as mãos, que ajudam para diminuir o inchaço e também a rigidez.
 
- Região dos ombros e do pescoço: gire lentamente para trás o ombro, associando com a respiração. Puxe o ar lentamente na subida do ombro e soltando o ar na descida. Tracione levemente o pescoço para a lateral direita e depois para esquerda, sentindo o alongamento do músculo.   também podem ajudar a diminuir as dores.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments