Benefícios da aveia

por Juh

A aveia é um alimento muito usado, especialmente ao tratar-se de um café da manhã nutritivo e saudável. Ela sozinha não é um alimento muito saboroso, ou pelo menos não no meu caso, mas o uso da aceia pode trazer vários benefícios ao nosso corpo e consequentemente à nossa saúde e nosso bem-estar.

Como mencionado, os benefícios que podemos obter com a aveia são muitos, mas destaquemos alguns deles. Em primeiro lugar temos que destacar o seu alto conteúdo de nutrientes; seus níveis de manganésio, cálcio, ferro, potássio, sódio, magnésio, fósforo, selênio e zinco transformam-a em um coquetel mineral. E temos nela também as vitaminas do grupo B, proteínas e fibra.

A aveia é uma grande aliada do coração, pois é sumamente beneficiosa para ele graças ao seu conteúdo de fibra que ajuda a eliminar as gorduras do organismo, que bloqueiam as nossas artérias e diminuindo o colesterol. Reduzir o colesterol pode chegar-se a traduzir em um fluxo sanguíneo de até um 23% mais fluído.

Para os pacientes de diabete ela também é recomendada, pois a aveia permite normalizar os níveis de açúcar no sangue; o magnésio e a fibra presentes nela ajudam a segregar a insulina e absorver a glucose.

Finalmente, a aveia ajuda a manter ativo o sistema imune. Para prevenir infecções é ideal, já que a fibra presente nela ajuda a melhorar as funções imunes do nosso corpo, fazendo possível que as células imunes cheguem ao local da infecção em uma velocidade maior.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments