Formigamento nos braços e pernas

por Gislaine Rabelo

O formigamento nos braços e pernas é uma sensação estranha. Depois de levantar-se – após ter passado algum tempo em determinada posição – vem aquela sensação desconfortável. Também pode ocorrer no meio da noite, quando se acorda com um dos braços em total dormência. A sensação familiar de que aquela parte do corpo esteve sob pressão decorre do fato de que foi cortada a comunicação entre o cérebro e aquela parte do corpo.

Por quê isso ocorre?

O braço, ou a perna, ou o pé, ou a mão, “dorme” em decorrência da pressão que comprime as vias nervosas, impedindo os nervos de transmitir impulsos eletroquímicos de forma adequada. Os impulsos nervosos transportam informações das sensações de terminações nervosas, tanto do corpo para o cérebro, quanto do cérebro para as partes do corpo. Quando se interfere nesta troca de informações, comprimindo as vias nervosas, o cérebro fica confuso, e não sabe o que fazer com aquela parte do corpo.

Essa pressão também comprime as artérias, inibindo o transporte de nutrientes das células para esta parte do corpo. Privadas dos nutrientes, as células nervosas começam a enlouquecer, comportando-se de maneira anormal. Desesperadas, promovem uma desordem total nas sensações. É neste estágio que parece haver agulhas espetando aquela parte do corpo. Logo, o formigamento não passa de um aviso do corpo de que é momento de ajustar a postura.

Formigamento-nos-bracos-e-pernas-2.jpg

Todavia, mesmo que, por exemplo, seu pé permanecer dormido por 10 minutos, não há qualquer ameaça para a sua saúde. Os nervos sofrem danos severos somente quando a privação da circulação sanguínea ocorre por mais de, ou por cerca de 2 horas.

No caso das mãos e braços, é possível corrigir o formigamento em menos de 1 minuto. Basta balançar o pescoço de um lado para o outro. Este movimento vai descomprimir os nervos, fazendo com que voltem a trabalhar normalmente.

Se a sensação atinge pernas, ou pés, é momento de caminhar. Mesmo que dê apenas alguns passos, estará obrigando a circulação a ser reativada, e por consequência, será restabelecida a comunicação desta parte do corpo com as funções cerebrais.

Formigamento-nos-bracos-e-pernas-3.jpg

Matérias Recomendadas

Facebook Comments