Benefícios do óleo de girassol para a pele

por Gislaine Rabelo

Os benefícios do óleo de girassol para a pele vão do tratamento de doenças ao cuidado com a hidratação. Usar este óleo com frequência é uma maneira natural e fantástica de manter a pele hidratada. O uso medicinal é secular. Pode ser aplicado com segurança, inclusive, para proteger a pele de recém-nascidos.

Cuidados medicinais e cosméticos

Com aroma delicado e cor clara, o de girassol é tido como um óleo leve. Suas propriedades são mais concentradas quando as sementes são prensadas a frio para sua extração. Por isso é importante usar o orgânico. Livre de gorduras saturadas, e com rico teor de ácidos graxos ômega 6, é uma das alternativas mais saudáveis para a preparação de alimentos.

É extremamente rico em Vitamina E, levando vantagem no trato para pele quando comparado com a manteiga de karité e até mesmo o óleo de amêndoas. Usado regularmente, ajuda a prevenir danos nas células da pele decorrentes da luz ultravioleta, ou UVA. Também previne formação de cicatrizes, suaviza a aparência de rugas já existentes e, em geral, melhora a saúde e a aparência da pele.

Beneficios-do-oleo-de-girassol-para-a-pele-2.jpg

Suas qualidades como protetor natural também decorrem da presença das vitaminas D, C e A. Pesquisas demonstraram que esse perfil faz com que o óleo de girassol possa ser usado para proteger a pele dos recém-nascidos prematuros, cuja pele é mais susceptível a infecções.

Contém carotenóides e ceras que produzem uma proteção extra, sendo de grande eficácia para aqueles que buscam combater a acne. Neste caso, deve ser usado para limpar a face numa base diária. Embeba uma bola de algodão, e passe por todo o rosto antes de aplicar o hidratante habitual. Mas também poder usado como hidratante. Com este objetivo, produz melhores resultados quando combinado com óleo de semente de mamona. Misture partes iguais dos dois, e passe diariamente, seja na face, seja no corpo.

Beneficios-do-oleo-de-girassol-para-a-pele-0.jpg

Uma receita caseira com grandes resultados para obter uma pele suave, é aplicar o óleo de girassol por todo o corpo no último instante do banho. Fique recebendo vapor da água quente por cerca de 3 minutos, massageando com suavidade. Na sequência, fique mais ou menos 1 minuto sob a água fria. Não enxugue o corpo com a toalha, deixando secar por si.

Para tratamentos caseiros, pode ser aplicado topicamente para a cura de psoríase, eczema, ou irritações alérgicas. Massageie sobre o local afetado, e repita de 2 a 3 vezes por dia até alcançar os resultados necessários.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments