Jatobá como remédio caseiro

por Gislaine Rabelo

O jatobá como remédio caseiro é utilizado, principalmente, para dar vigor físico e controlar o açúcar no sangue. Esse fruto possui características interessantes. Lembra o formato de um tamarino, mas com a casca muito dura. O fruto em si é seco, quase em pó. Apesar do odor muito forte, é considerado saboroso. Muito comum no Caribe e na América do Sul, é facilmente encontrado na região do Cerrado brasileiro.

Propriedades medicinais

A maior concentração de propriedades está na casca do Jatobá. Cozida, transforma-se em um chá, que de forma eficaz, controla os níveis de açúcar no sangue. Este chá também pode ser usado para curar dor nas costas, controlar crises de diarreia, reduzir a fadiga, tratar constipação, bronquite, asma e laringite. É considerado, ainda, um ótimo remédio natural para combater problemas na próstata.

O especialista brasileiro em Medicina Herbal, o respeitado Dr. J. Monteiro Silva, observa que beber o chá da casca de jatobá é nutrir o organismo com um poderoso revigorante da força física, que também promove o apetite. J.Monteiro indica que desde 1930 é feito no Brasil o conhecido “vinho de jatobá”. Trata-se de um extrato da casca, que é tradicionalmente bebido para intensificar o vigor, a vitalidade e a energia corporal. Era a bebida dada aos lenhadores, para que pudessem ter disposição física por todo o dia no cumprimento de seu labor.

Jatoba-como-remedio-caseiro-0.jpg

O também especialista em hervas, mas da Guiana Inglesa (de onde o jatobá se origina), Fitz Ogle, endossa as declarações do brasileiro, e complementa: “Todas estas informações sobre o jatobá são exatas. Posso adicionar que seria muito difícil encontrar uma doença que não possa ser aliviada pelo uso do jatobá, sendo esse alívio de maneira direta, ou não”. Ogle classifica a planta como “generosa” para a saúde humana.

Para quem vive no Centro-Oeste do Brasil, é fácil ter acesso a um pé de jatobá. Caso contrário, tanto a casca, quanto seu extrato, podem ser obtidos em lojas de produtos naturais. É importante falar com um herbalista para saber qual a dose recomendada para o caso que deseja tratar.

Jatoba-como-remedio-caseiro-2.jpg

Matérias Recomendadas

Facebook Comments