Remédios caseiros para terçol

por Gislaine Rabelo

Com remédios caseiros para terçol é possível tratar esta irritação dolorosa nos olhos com simplicidade e rapidez. Chamada clinicamente de hordéolo, muitas vezes é acompanhada de protuberâncias avermelhadas sob os cílios, ou no interior da pálpebra. O que poucos sabem é que há 2 tipos de terçol. Na variedade externa, dá-se na base do cílio; e na variedade interna, é decorrente de uma infecção na glândula responsável por segregar uma substância oleosa, que por sua vez, lubrifica o olho.

Como tratar facilmente em casa

Compressa

Um procedimento bem simples é a aplicação de uma compressa com água quente. Pegue uma toalha pequena, embeba em água aquecida, e coloque sobre o olho a ser tratado (cuidado para não queimar-se). Deixe por 15 minutos, trocando por outra toalha, caso a temperatura diminua. Para ver resultados, porém, há que repetir 6 vezes no decorrer do dia. Estas aplicações induzem à ruptura do hordéolo, fazendo com que o fluído seja drenado. Jamais esprema-o, ou pressione. Esse proceder pode levar a outras complicações, além de espalhar a infecção.

Folhas de goiabeira

Remedios-caseiros-para-tercol-2.jpg

Um remédio caseiro bastante eficaz, também, é aplicar uma compressa usando folhas de goiabeira. Pegue algumas folhas frescas, golpeie até obter uma pasta, e coloque dentro de uma gaze. Umedeça e aqueça, ambos levemente, e coloque sobre o olho. Com esta receita é possível diminuir o inchaço, a vermelhidão, e também a sensação dolorida provocados pelo terçol.

Sementes de coentro

Se for difícil conseguir folhas de goiabeira, providencie sementes de coentro. Leve 1 colher de sopa de sementes para ferver e 1 copo de água. Deixe em ebulição por 3 minutos. Espere esfriar e passe a lavar o olho afetado com esta solução, entre 3 e 4 vezes no dia.

Chá-mate

Com o objetivo de curar o terçol o mais depressa possível, é indicado beber chá-mate (não pode ser com sabores, há que ser o mate puro), em jejum, por no mínimo 1 semana.

Para reforçar

À noite, antes de dormir, lave bem o olho afetado com água destilada, e em seguida aplique o sumo extraído de meia batata ralada. Ou massageie com suavidade, passando algumas gotas de óleo de mamona. Essa é uma boa maneira de ter alívio e acelerar a cura.

Remedios-caseiros-para-tercol-3.jpg

Matérias Recomendadas

Facebook Comments