O que são esses pontos brancos nas minhas unhas?

por Gislaine Rabelo

O que são esses pontos brancos nas minhas unhas? Há quem se arrisque na afirmação de que trata-se de deficiência de cálcio; outros juram que é deficiência de zinco. A resposta correta indica realmente que é uma deficiência, mas a resposta vai mais além. Podendo estar presente nas unhas das mãos e dos pés, na maioria dos casos trata-se de leuconíquia. Apesar do nome complicado, esta condição que pode atingir crianças e adultos, não é tão grave. Graves podem ser algumas das condições que podem levar esses sinais a surgirem nas unhas. Todavia, há diversos fatores que podem estar em sua origem.

Motivos dos pontos

Além da leuconíquia, os pontos brancos podem aparecer como consequência de um trauma moderado, ou leve, na unha. Se acabou de pensar que não “bateu” com a unha em lugar nenhum, considere que a unha cresce de maneira muito lenta, e que pode ter ocorrido há várias semanas. Entre as outras possibilidades da origem de tais manchas brancas, estão as alergias, ou infecções ligeiras. Ou ainda, o efeito secundário de determinados medicamentos.

O-que-sao-esses-pontos-brancos-nas-minhas-unhas-3.jpg

Independente de alguma destas causas, este tipo de mancha não requer qualquer tipo de tratamento, e costumam desaparecer por si, conforme a unha cresce. Considerando que sejam provocadas por alguma “pancadinha” sofrida pela unha, só voltarão a aparecer se este fato ocorrer novamente.

Por outro lado, se há manchas em todas, ou na maioria das unhas, e até algumas listras, aí sim está ocorrendo a leuconíquia. E requer atenção se esta é uma situação frequente, ou se as manchas perduram por muito tempo. Com estas características a leuconíquia pode ser o efeito secundário de outra condição mais séria. Na lista de doenças co-relacionadas entram diabetes, anemia, problemas de ordem cardiovascular, mau funcionamento da função renal, e até a cirrose. Considerando a probabilidade de uma destas últimas doenças, o melhor é buscar um profissional para identificar qual é a origem real do problema.

O-que-sao-esses-pontos-brancos-nas-minhas-unhas-2.jpg

Mas se for apenas um “leuconíquia passageira” não corra a nutrir-se com cálcio, ou zinco. Contrariando a crença popular, a deficiência neste caso é de potássio.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments