Alimentos para limpar o fígado

por Gislaine Rabelo

Os alimentos para limpar o fígado não se destinam somente aqueles que bebem além do considerado normal. Todos que se alimentam de comida processada, ou de comida industrializada, e de frituras, necessita fazer uma limpeza periódica neste órgão tão importante do corpo humano. Quando sobrecarregado, não consegue eliminar os excessos de gordura e de toxinas. Nesse contexto o pâncreas também passa a ter problemas, criando o ambiente perfeito para deixar o corpo debilitado.

Limpar resíduos tóxicos

Através de determinadas fontes naturais é possível deixar o fígado capacitado para funcionar de maneira adequada. Uma das melhores opções é o alho. Possui altas quantidades de selênio e de alicina, dois compostos naturais que dão um reforço extra. Apenas 1 dente por dia ativa as enzimas do fígado.

Um copo de suco de toranja, sem açúcar, todos os dias, faz maravilhas para deixar o fígado limpinho. Essa fruta é rica em antioxidantes e em vitamina C, e acelera a desintoxicação, além disso, ajuda a eliminar possíveis toxinas cancerígenas.

A lista também inclui beterrabas e cenouras. A abundância de flavonoides e de beta-caroteno não só estimula, como melhora a função hepática. O ideal é comê-las cruas. 1 de cada por dia é o suficiente.

Alimentos-para-limpar-o-fígado3.jpg

Entre os aliados mais poderosos para capacitar o fígado estão os vegetais folhosos. Cozidos, crus ou em forma de suco, fornecem clorofila, vitaminas e antioxidantes que literalmente, sugam a toxinas que atrapalham a função hepática. O detalhe mais interessante é que neutralizam metais pesados.

Caso tenha comido uma folhinha de alface que cresceu sob a ação de pesticidas, por exemplo, os nutrientes dos vegetais folhosos oferecem um verdadeiro mecanismo de limpeza, aumentando o fluxo da bile, para que o fígado esteja protegido. Couve, folhas de aipo, repolho, rúcula, chicória e espinafres, entre outros, devem ser consumidos pelo menos 3 vezes por semana afim de que se obtenha proteção.

Pode-se recorrer, ainda, aos óleos. Opte sempre pelos orgânicos, onde poderá escolher os óleos de linhaça ou de semente de cânhamo, e também o azeite de oliva. O óleo fornece lipídios que limpam a sobrecarga tóxica.

Muito importante, é derrubar a crença de que só a bebida alcoólica é que faz mal para a função hepática. Excesso de batata frita, por exemplo, também pode ser um veneno. 

Matérias Recomendadas

Facebook Comments