Anchova, o pequeno super peixe

por Gislaine Rabelo

A anchova, o pequeno super peixe, ganha esse título pela quantidade de benefícios que proporciona. Da pele ao coração, ampara a manutenção da saúde em proporções realmente impressionantes. O sabor da anchova pode ser um problema para alguns, mas seus benefícios fornecem razões suficientes para ultrapassar este fator. Nem que seja combinando-a com outros alimentos...

Pequenas e potentes

As anchovas estão entre os peixes de menor tamanho, e esse detalhe acaba por ser um grande aliado. Frutos do mar, muitas vezes, contêm níveis preocupantes de toxinas ambientais, ou de mercúrio. Por seu tamanho e tempo de ciclo de vida muito curto, esses peixes acabam por não absorver essas substâncias em patamares nocivos. Logo, acabam por ser a melhor opção.

Quanto aos benefícios, é fonte abundante de Ácidos Graxos poliinsaturados. Estes ácidos são responsáveis, em especial, pela redução do HDL, o colesterol ruim, tornando-a excelente para a saúde cardiovascular.

Comer anchovas com frequência dá ao corpo as ferramentas necessárias para manter a pele jovem e saudável. Esse fator ocorre porque, em conjunto com os ácidos graxos, fornece selênio e Vitamina E. Juntos, estes nutrientes evitam a formação de rugas e de manchas. Possui, ainda, uma proteína essencial para a boa formação do tecido conjuntivo, e que repara possíveis danos nas células que estão em crescimento.

Anchova-o-pequeno-super-peixe3.jpg

É fonte de outro conjunto importante: Vitamina A e cálcio. Estes dois são fundamentais para a saúde dos dentes e dos ossos. A Vitamina A também previne doenças oculares, principalmente aquelas que decorrem do avanço da idade, como a degeneração macular e catarata.

Um item peculiar no perfil nutricional da anchova é que fornece proteínas, e ao mesmo tempo tem um teor calórico muito baixo. É por isso que é vista pelos nutricionistas como alimento de grande importância para aqueles que querem perder peso.

Se você não é um apaixonado por anchovas, mas está mais interessado nos fatores nutricionais, tente comê-las nesta salada: anchovas, tomate cereja e folhas de rúcula. Tempere com azeite de oliva. Nesta receita o sabor deste fruto do mar perde o destaque, e ao mesmo tempo, seu organismo ganha maior proteção para manter a saúde. 

Matérias Recomendadas

Facebook Comments