Tratar a Foliculite em casa

por Gislaine Rabelo

Para tratar a foliculite em casa poderá utilizar remédios naturais que combatem essa infecção bacteriana no folículo piloso. É caracterizada por uma inflamação na base dos pelos, sendo sua ocorrência mais comum na região da virilha.

Muitas vezes se desenvolve ao banhar-se em banheiras que não estão muito limpas, ou hidromassagens. Mas também pode ser o resultado de um depilador utilizado por várias vezes seguidas. É causada pela bactéria Pseudomonas Aeruginosa, e um dos danos são pelos encravados sob a pele. Durante o tratamento é indispensável cessar a depilação da zona afetada.

Para iniciar o tratamento caseiro, faça aplicação tópica de compressas mornas, embebidas em antissépticos. Pode-se usar o sumo de folhas de sálvia, ou suco puro de gengibre. Devem ser repetidas, se possível, 4 vezes por dia, com duração de meia hora cada. Outro procedimento importante é estimular o Sistema Imunológico, que pode ser conseguido através da ioga; eliminar o calor provocado no corpo pela infecção, possível através da acupuntura; e claro, eliminar a infecção, o que poderá fazer com os produtos naturais que seguem abaixo.

Tratar-a-foliculite-em-casa3.jpg

O mais potente para este combate é o alho. Os herbalistas recomendam o consumo de 3 dentes todos os dias. Poderá substituir os dentes crus por cápsulas, que também devem ser 3 diariamente.

Nesse processo de eliminação das bactérias, será importante dar um suporte extra para o Sistema Linfático, onde os gânglios podem sofrer inchaço. O mais recomendado é fazer a ingestão de um anti inflamatório. O anti inflamatório para este tratamento é a Aparina, erva também conhecida como Amor-dos-homens. Beba um chá, ou faça a infusão e aplique sobre a pele. Embeba uma gaze e deixe permanecer por toda a noite.

Para complementar e garantir o processo de cura, faça a ingestão diária de chá de equinácea. As propriedades antibióticas desta erva vão fortalecer o combate às bactérias.
E para não deixar cicatrizes, todas as manhãs, na pele previamente limpa, aplique óleo essencial de tomilho, de bergamota, ou de alfazema.

Até atingir a cura, passe a tomar banho com sabonete antibacteriano. Lembre-se que trata-se de bactérias, que podem se espalhar, portanto não partilhe objetos de higiene pessoal, ou lençóis. Estes, por sua vez, devem ser trocados diariamente até que a infecção desapareça. Deve-se fazer a desinfecção do banheiro todos os dias também.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments