Usos e benefícios da glicerina vegetal

por Gislaine Rabelo

Os usos e benefícios da glicerina vegetal são voltados para a hidratação da pele. Além de promover uma limpeza maravilhosa, é emoliente, calmante, tem propriedades lubrificantes e é hidratante. Por ser umectante, atrai a água para a pele, fazendo a restauração da elasticidade. Também mata bactérias de maneira quase instantânea. É pobre em toxinas, e muito raramente, produz reações alérgicas.

Seu uso medicinal abrange queimaduras, picadas de insetos, calos e a psoríase. Basta aplicar topicamente, repetindo de 2 a 3 vezes por dia.

Para fazer um hidratante natural com glicerina, compre-a líquida. Misture 1 copo de glicerina com 3 copos de água mineral. Mantenha num frasco bem fechado. Poderá usar no rosto e no corpo.

Se quer usar a glicerina para hidratar os cabelos, use 1 colher de sopa de glicerina líquida, 5 colheres de sopa de água e óleo essencial, obedecendo o seguinte:

  • Cabelos secos: 3 gotas de óleo essencial de lavanda, sândalo ou ylang ylang.
  • Cabelos normais: 2 gotas de óleo essencial de rosa, alecrim, ou lavanda
  • Cabelos oleosos: 2 gotas de óleo essencial de limão ou sálvia.

Faça a mistura dos ingredientes, transfira para um frasco spray, e agite bem antes de aplicar no cabelo, que deve estar úmido. Não é necessário enxaguar.

Se a pele da face estiver desidratada, use a seguinte receita: 

Usos-e-benefícios-da-glicerina-vegetal3.jpg

  • 1 colher de chá de glicerina
  • 1 colher de chá de mel
  • 2 colheres de chá de leite ou água
  • 1 colher de sopa de aveia

Mescle todos os ingredientes, e deixe na face por 20 minutos. Retire usando água morna.

Para fazer uma loção de limpeza natural, basta fazer uma receita caseira. Separe ½ colher de sopa de glicerina vegetal, 1 colher de sopa de chá verde, e 1 colher de sopa de óleo de semente de uva. Mescle, guarde num frasco que possa ser bem fechado, e agite muito bem todas as vezes que for usar. Se quiser fazer uma quantidade maior, basta triplicar os ingredientes. Entretanto, terá que guardar na geladeira, e nunca ultrapassar o limite de 1 semana para utilização, depois deste tempo, as propriedades se perdem. 

Matérias Recomendadas

Facebook Comments