Soluções simples para o torcicolo

por Gislaine Rabelo

As soluções simples para o torcicolo vão aliviar a dor característica dessa rigidez que atinge o pescoço. E é fácil identificar esta condição. Ataca o corpo quando há dificuldade em movimentar o pescoço para trás e para os lados. A dor se estende aos braços, ao ombro, e às vezes, à cabeça. É típico que dure pouco tempo, e comum que volte a aparecer em poucos dias. Mas se não tratada, pode avançar para uma situação crônica.

Pode ocorrer por entorse, ou por lesão muscular, mas na maioria dos casos é pela tensão no músculo localizado na parte lateral traseira do pescoço. É este músculo que liga a coluna cervical, ou o pescoço, aos ombros.

A sensação de dor é agravada pela posição em que se dorme, pela postura no trabalho, ou enquanto se assiste a televisão, por estresse, por descansar o pescoço em posições estranhas, ou por atividades que exigem grandes movimentos da cabeça.

Para obter alívio rápido pode-se aplicar gelo no local dolorido. Repita de 20 em 20 minutos, que além de reduzir a dor, vai acelerar a cura da inflamação. É anestesiante.

Assim como o efeito do frio é eficaz, o do calor também é. Aplicar uma compressa quente no pescoço vai estimular a circulação sanguínea e promover uma sensação agradável. Um simples banho quente demorado pode ser a solução. Posicione-se de maneira que a água caia sobre os músculos do pescoço. Alguns minutos depois, faça alongamentos bem leves, levando o queixo em direção ao peito. Lentamente, gire a cabeça em direção aos ombros, de maneira alternada para esquerda, e para direita.

Se estiver no estágio em que há dificuldade para girar o pescoço, utilize um gel à base lobélia, ou de arnica, massageando suavemente. Para acelerar o alívio, beba algumas gotas de extrato de pimenta caiena.

Soluções-simples-para-o-torcicolo3.jpg

Caso esteja numa situação restritiva, como no local de trabalho, e não puder fazer compressas, por exemplo, uma boa técnica é fazer uma auto massagem nos ombros, agarrando-os com as mãos em concha. Vá apertando até chegar sob as orelhas. Cada movimento deve durar cerca de 10 segundos. Repita 2 ou 3 vezes. Verá que o resultado é positivo.

Se o problema persistir, o mais seguro é providenciar um Raio – X da coluna cervical, afim de verificar se há algum problema com o alinhamento do seu pescoço. Se sim, um terapeuta quiroprático poderá ajudá-lo.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments