Receitas caseiras para inchaço

por Gislaine Rabelo

As receitas caseiras para inchaço são indicadas para amenizar este desconforto físico que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Pode decorrer de condição artrítica, entorse, lesão, estirpe, má circulação do sangue, reação alérgica ou até mesmo por picadas de insetos. Há ainda a ocorrência por extração de um dente, ou depois de uma cirurgia.

O inchaço acontece quando o fluido escoa para os tecidos do corpo, dificultando a circulação do sangue. Uma intervenção imediata é absolutamente necessária. A mais comum é a aplicação de compressas, que devem ser alternadas quente/frio. Se é por lesão, o repouso é altamente necessário. E a parte do corpo afetada, se possível, deve permanecer elevada, como a perna sobre travesseiros, por exemplo. O segredo é manter a parte do corpo que está inchada acima do nível do coração.

Para fazer as compressas frias use gelo, num saco plástico. Para fazê-las quente, utilize arroz. Coloque os grãos dentro de uma meia, e aqueça no microondas. Também poderá recorrer à compressas industrializadas, compradas em farmácias, ou supermercados. Cada compressa deve durar cerca de 30 minutos, e a repetição deve ser feita de 1 em 1 hora. Se vai alternar quente/frio, deixe 20 minutos de cada, e depois de 1 hora, volte a repetir. São indicadas especialmente para tratar lesões na parte inferior das costas, no tornozelo, músculos e joelhos.

Durante o tratamento contra o inchaço consuma muita água. Ou coma frutas frescas. Isso é primordial para manter a hidratação, e para que o oxigênio se mova no corpo de maneira apropriada, acelerando a recuperação.

Receitas-caseiras-para-inchaço3.jpg

A raiz de gengibre é outra alternativa para reduzir o inchaço, e também a dor, além de que ajuda a diluir o sangue. Ferva 1 polegada da raiz descascada em 1 xícara de chá. Beba quente. Ou beba uma cápsula de extrato de gengibre antes das refeições.

O açafrão é um produto natural muito eficaz contra o inchaço. Misture ¾ de uma colher de chá de açafrão num copo de leite quente, e beba entre 2 e 3 vezes ao dia.

Enquanto não houver a recuperação do seu organismo, procure descansar, evitar lugares com excesso de calor, ou ficar de pé por longos períodos de tempo.

Matérias Recomendadas

Facebook Comments