Como tirar a umidade dos livros

por Juh
Como-tirar-a-umidade-dos-livros-0

Mesmo quando muitas pessoas estejam começando a preferir os livros digitais, muitos de nós ainda amamos o bom e velho papel, pelo qual, é importante saber como tirar a umidade dos livros.

Como sabemos, a umidade pode provocar a perda total ou parcial dos nossos livros. Hoje vou lhes passar alguns truques da restauração de livros, para que você possa fazê-lo em casa.

Um dos danos mais frequentes nos livros é a umidade, que pode gerar mofo e acabar piorando seu livro.

  • Devemos colocar uma toalha de papel ou toalhas de papel entre cada página do livro, e colocar algo pesado em cima como um tijolo ou de outros livros, por isso a pressão. Recomenda-se para mudar as toalhas de papel a cada meia hora até que cada livro é completamente seco. Este processo pode envolver várias horas ou mesmo dias.
  • Então vamos colocar o livro de pé para que ele seja aberto e suas páginas se separam. Com um vento quente, secador de cabelo devem ser aplicadas a uma distância de 15 centímetros. Pode acontecer que as páginas são deformados, uma forma de contornar isso é imediatamente aplicar pressão para terminar a secagem. É importante notar que algumas distorções são inevitáveis.
  • Para remover mofo de um livro, escová-lo com um pincel fino, uma escova de dentes pode ser útil. Se o livro está molhado, que secá-lo primeiro, como mencionado no passo anterior. Então passamos a aplicar água oxigenada ou álcool para a área com mofo com um pano. Isso impedirá que o livro rompe a remoção do molde. Assim que terminar de remover o molde deve retornar para secar.
  • Se as manchas de mofo permanecem, podemos tentar removê-los com sumo de limão. Aplicando uma pequena quantidade e secando ao sol após a mancha desaparecerá.

Esperamos que estas dicas vão ajudar a preservar melhor os nossos livros preciosos, e que apesar dos avanços em tecnologia ainda são muito importantes e valiosos.

Categoria:

Matérias Recomendadas

Facebook Comments