comentários (3)Uma nova alternativa para a indústria de massas, a farinha de pupunha tem sido testada para substituir parcialmente a de trigo. Segundo estudo realizado pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), é possível fabricar macarrões e pães, sem alteração de sabor ou textura, com o ingrediente. Ainda não há previsão de quando o produto estará disponível ao público, mas os resultados da investigação confirmam que o negócio é viável. E não são apenas os humanos que podem gozar dos benefícios desta fruta. A matéria prima também vem substituindo com sucesso o milho nas rações animais.
Um santo remédio!
Em parceria com o Banco de Leite Humano do Estado do Amazonas, o Inpa vem realizando desde 2008 uma pesquisa sobre os benefícios da farinha de pupunha para o aleitamento materno. Após 60 dias recebendo um suplemento alimentar à base desta farinha, foi observado um aumento significativo na quantidade de vitamina A no leite das mães analisadas durante o experimento. Segundo os pesquisadores da instituição, a fruta amazônica possui propriedades nutricionais que enriquecem o leite materno e podem ajudar a combater a desnutrição de bebês prematuros além de melhorar a saúde das lactantes.
Previsões para o futuro
Se na Amazônia podemos encontrar a cura para tantas doenças, de lá também é possível extrair muitas das substâncias utilizadas na indústria de cosméticos. Um grupo de biólogos, engenheiros e professores do Inpa já conseguiu patentear dois produtos de beleza à base de pupunha. Da semente da fruta é retirado o óleo utilizado na produção do sabonete e do creme antioxidante que protege a pele de radicais livres através dos carotenóides.
Por enquanto, ainda não existe uma grande variedade de produtos feitos a partir da pupunha disponível no mercado, mas há muito para ser descoberto a respeito desta fruta que permaneceu escondida na Amazônia por tanto tempo.
Fontes:
- Portal Amazônia.globo.com
- Inpa - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia
http://www.inpa.gov.br
- MetaOng.info - Comunidade de Informações para o Terceiro Setor
http://www.metaong.info
Serviços:
- Le Poème Bistrô
Rua Joaquim Antunes, 98
Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3083-6016
www.lepoemebistro.com.br
Você
Bolsa de mulher © 2000/2012 | Direitos Reservados
ou Cadastre-se