fóruns

Estilo de Viver

Estilo 500 tópicos | 4.236 repostas
soniapedreiro
21/01/2012 | 16h47m30s
Fui criada como católica mas hoje sou Cristã.
Me explico melhor, não sou mais praticante, de ir a missa e tal, mas leio e gosto de seguir os ensimentos de Cristo, que são incríveis e que deixaria o mundo melhor se todos seguissem.
Lí alguns livros espíritas e gostei da doutrina. Achei várias respostas sobre dúvidas que eu tinha, o quanto prezam pela paz e caridade, mas ainda não fui em nenhum centro.
Gostaria de saber como é, o que acharam (para quem já foi), o que sentiram, etc.
Obrigada.

Blog Bijuterias artesanais - convido a conhecerem!

yurigisele
02/02/2012 | 18h14m05s
Sonia querida,
pra começar vc está indo bem... ler faz toda a diferença
posso te esclarecer algumas coisas; por exemplo, quando se fala em centro espirita diz-se dos chamados kadercistas; quando se fala em candomblé é terreiro e umbanda são chamados templos. na verdade são maneiras diferente de se manifestar o mesmo ensinamento; como as igrejas por exemplo que têm varias denominações mais levam ao mesmo CRISTO;
Nos centros pregamos o amor fraterno e se tiver oportunidade và conhecer um... verá que o CRISTO éo mesmo lá tambem

LuiMartins
17/02/2012 | 05h36m56s
Já fui sim, minha famía é espírita, mas momento nehum meu pai deixou isso me influênciar, ele era catóico, então frequentei varias reigiões e hoje sigo o espiritismo.
Na minha opinião as pessoas deve ir onde se sentem bem, proucurar praticar: O amor a Deus e a suas leis, a caridade de corção e não por vaiade, o respeito ao próximo, o perdão ,o amor fraternal, etc.
Nós temos a liberdade de escoha, desde que não prejudique ninguém, siga a religiãoa qual Deus tocar seu corção, fiquem todos na paz de Deus e de Jesus Cristo.

Lucinha54
23/01/2012 | 08h05m58s
Adoro livros espíritas , já li muitos ,amo mesmo .
Agora Centro nunca fui e tb não tenho curiosidade de ir .

Mrs.T
23/01/2012 | 08h49m10s
tmb sempre estou lendo livros espiritas,mas nunca fui em centros e nem pretendo ir...
nem igrejas tmb

Maluzinh@
25/01/2012 | 00h11m17s
Gente, sou praticante do Kardecismo há 4 anos...Realmente considero uma doutrina (pq não é uma religião) fantástica, mudou muito a minha vida nesse período, só tenho a agradecer por isso...Leio mtos livros, gosto mais dos romances, pq eles são mto mais compreensíveis,principalmete p/ quem está começando...
Enfim p/ mim é maravilhoso.Se vc quer conhecer um Centro Espírita te aconselho a se certificar direitinho sobre quais são as reais intenções do local...Procure um centro kardecista q seja mesa branca e q realmente tenha Deus como a base de tudo, que preze pela fé e pela caridade.Pq uma vez q vc procura um local q não seja idôneo vc pode se complicar e muito, pq isso é uma coisa séria.
Continue lendo livros p/ q vc se intere bem sobre o assunto...gosto mto da Zíbia Gaspareto, ela tem livros ótimos!

Maluzinh@
25/01/2012 | 00h31m33s
E qto a como é uma reunião espírita explico melhor: Começamos a reunião fazendo uma breve prece, dps a leitura do Evangelho, conversamos sobre o q foi lido,agradecemos, se alguém quiser fazer algum pedido especial, fala.As luzes são apagadas e fica acesa apenas uma pequena luzinha azul, as vezes tbm tem uma música de meditação ao fundo, fazemos uma prece(no caso o Pai Nosso, Ave-Maria,Prece de Cáritas etc) pedimos proteção de Deus para mais um trabalho espiritual e logo em seguida os médiuns da mesa passam a receber os espíritos q necessitam de auxílio, ao fim um mentor da caridade vem e traz palavras de alegria, amor,paz,ensinamentos,conselhos etc, e encerra a reunião.Novamente rezamos o Pai Nosso e a Ave-Maria e agradecemos por mais um trabalho espiritual.
Mas vale lembrar q cada grupo trabalha de um jeito, nos dias em q eu vou ao centro é o dia do trabalho de desobssessão, q é um trabalho mais forte.Mas existem outros tipos tbm q geralmente são feitos em dias diferentes ou em ambientes distintos.Os trabalhos são o estudo da doutrina, desobssessão, passes magnéticos,tratamentos diversos, cirurgias,evangelização das crianças,etc.
Essa é uma área muito ampla e q merece ser estudada pq não dá p/mensurá-la em poucas palavras.
Procurando o local certo, tenho certeza q vc vai gostar mto!

serenaealicia
25/01/2012 | 00h34m36s
Ai nao gosto. é contraria a biblia, e acredito na Biblia .
entao, o q nao vem dela e é contrario, p mim nao serve.

e p falr a verdade, é bastante fantasioso e parece mais um refugio da verdade. pura engancao.

Maluzinh@
25/01/2012 | 00h43m43s
Quem realmente segue a doutrina já está acostumado com essa aversão, porque ainda existe mta ignorância sobre o assunto...
(Não me leve a mal, ignorância no sentido de se realmente conhecer sobre o assunto)
Eu particularmente gosto muito...
Mas é a sua opinião e eu respeito.

Pri Torales
27/01/2012 | 09h42m26s
Amiga, vc está mal informada, a Doutrina Espírita não é contrária a bíblia não...bjinhos

soniapedreiro
25/01/2012 | 11h38m21s
Agradeço a resposta Maluzinh@ e concordo com vc quando alguém acha que espiritismo é algo fora da Bíblia.
Eu também não entendia do assunto e por isto comecei a estudar.
Já lí muitos livros da Zíbia até que uma amiga me deu o Evangelho segundo o espiritismo. Ela me disse que era algo mais fundamentado e que eu entenderia muito mais.
E por isto comecei a admirar a doutrina espírita.
Você não pode ser preconceituoso. Quem conhece a Bíblia (e eu também lí muito) e ler o Evangelho segundo o espiritismo verá que ele não é contra a Bíblia, muito pelo contrário e os ensinamentos são lindos.
É muito amor, caridade acima de tudo e respeito, e tudo o mais que Cristo nos mostrou com suas ações e nos ensinou.
Por experiência própria, é muito bom aprender algo que desconhecemos e descobrir que nossos preconceitos são apenas falta de conhecimento.
Mas quero ouvir a opnião de todos e aradeço muito quem já postou aqui.

Lidy...
25/01/2012 | 17h01m26s
sabe eu nunca fui e nem tenho vontade de conhecer...

tenho uma amiga que é espirita dou a maior força a ela e gosto do que ela me conta...

portanto vale a pena vc conhecer os estudos do centro espirita parece ser muito bom ...

"Depois me conta como foi boa sorte"

kelzinha_77
25/01/2012 | 17h16m28s
Eu sou espírita Kardecista há mais de 07 anos. Frequento semanalmente centro espírita, faço cursos, estudo a Bíblia, tenho fé em Jesus Cristo e acredito nele como meu único salvador. Normalmente, nas palestras públicas, algum membro do centro ou convidado fala sobre algum tema (semana passada foi a respeito daimportância de se fazer o evangelho no lar, a leitura da Bíblia, de agradecer a Deus pela vida que temos). Após a palestra, ocorre o passe, que nada mais é do que troca de energia.
Caso vc tenha algum problema específico, como uma doença, problemas afetivos, familiares - você pode passar antes por uma entrevista e então receber o passe direcionado para a sua dificuldade. Lembrando que, em caso de doença, o passe não substitue de forma alguma a conduta médica, é um algo a mais - pois o passe é uma doação de energia, troca de energias.
Essa é a doutrina que eu acredito, mas lembrando que respeito todas as outras religiões.
Beijos

Pri Torales
27/01/2012 | 09h44m02s

jurodrigues02
25/01/2012 | 17h21m46s
eu sou espírita então cresci no meio do espiritismo
minha religião pra sempre nunca irei largar ensina a gente a
entender mts coisas sobre a vd e oq acontece com nós que as vzs
pensamos que não tem um motivo mais que sim tem um pq é uma das coisas
que ensina o espiritismo entre outras e ja li alguns livros tb que achei ótimo
eu sinto mt paz uma energia mt boa me sinto em casa mais perto de Deus!!!
busque o seu caminho cd um com sua religião se se sentir bem indo a um centro vá e procure oq vc precisa

Maluzinh@
26/01/2012 | 00h05m45s
Fico mto feliz por ver q existem pessoas q realmente compreendem e respeitam a essência da doutrina sem preconceito!
É mto bom trocar experiências c/ tds vcs...

lixis
26/01/2012 | 13h18m50s
Já fui num centro, na igreja católica e evangélica e num terreiro de candomblé, mas só por curiosidade e não pra seguir nenhuma dessas religiões.

MARAIZIINHA
26/01/2012 | 13h20m20s
Já fui tem muito tempo, sou católica...

Pri Torales
26/01/2012 | 13h21m08s
EU SOU ESPIRITA KARDECISTA. JÁ FUI NA CATÓLICA, E ALGUMAS EVANGÉLICAS, MAS ME IDENTIFICO MESMO COM A MINHA, ELA É CIÊNCIA, DOUTRINA E RELIGIÃO. MAS RESPEITO TODAS RELIGIÕES, O IMPORTANTE É SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE DEUS.

Tyska
26/01/2012 | 15h55m14s
eu frequento sim a casa espirida e adoro... saio de lá leve.... tbm leio muito os romances espiridas e acho todos lindos, e verdadeiros, mais não deixo de ler a biblia tbm.

Rebeca10
26/01/2012 | 16h00m21s
Já fui uma vez siim mas eu era pequena e neen sabia oq era, fui leva por uma tia minha ... é um lugar muito sinistro nossa pretendo nuca mas na minha vida pisar em um lugar assim, tem energias ruim eu cheguei até a passar mal ! Eu creio em cristo mesmo e na biblia nada mas que isso ' se eu fosse você ficava longe desse tipo de coisa .

jessy_94
26/01/2012 | 16h19m59s
eu ja fui mas nem lembro mais cm é eu era muito pequena sou catolica e fui cm uma tia minha

lixis
26/01/2012 | 16h31m23s
- Eu vejo gente ignorante!
- Com qual frequência?
- O tempo todo!

neguinha_84
26/01/2012 | 16h41m21s
Acho que existem vários tipos de centros.

quando era adolescente fui em um que umas mulheres de branco lavavam as escadas com uma aguá de cheiro, e depois faziam umas danças e não podia ter ninguém de braços ou pernas cruzadas

Simonhead II
26/01/2012 | 16h56m02s
Católico não é cristão?

E sim - já fui em Centros Espíritas. Afinal de contas, sou espírita.

kelzinha_77
26/01/2012 | 18h14m26s
rsrsrs
Sim, católico é cristão!! E eu também sou cristã, mesmo seguindo a doutrina espírita!!!!

sol_menina
26/01/2012 | 18h33m20s
Nunca fui nem tenho curiosidades sobre o assunto, creio na bíblia e medito nela, ela é meu guia de fé.

LovePower
26/01/2012 | 19h15m49s
`Centro espirita pode generalizar muitas coisas . como Umbanda e Camdomblé.....´ então vc não escreveu isso ?

inclusive a palavra correta é GERAR......e não GENERALIZAR, que óbviamente está errado

isso sim é ser uma GRANDE, ENORME, RELINCHANTE JUMENTA OTÁRIA :-D

vc afirmou, viu que mencionou uma burrice, e quer agora concertar

tá escrito que disse e agora diz que não disse :-D

e vc deve estar me confundindo com alguém da sua família, a grande jumenta aqui é vc que nem sabe o que fala e depois nega que falou, vc é ridícula :-D

Camilli_leonina
27/01/2012 | 09h37m09s
Nunca fui e nem pretendo!

Simonhead II
27/01/2012 | 10h37m58s
Nem para uma palestra pública acerca de um tema simples e interessante que possa acrescentar algo?

Camilli_leonina
27/01/2012 | 15h07m23s
quem sabe...

mas pela doutrina não me interesso!

Simonhead II
30/01/2012 | 08h23m56s
Garanto que a palestra pública, em momento algum, irá lhe impor interesse imediato e instantâneo à doutrina.

Vai ser só isso; uma palestra.

Pri Torales
27/01/2012 | 09h39m32s
Por isso eu digo, não discuta religião. Cada um respeita a do outro e pronto. O importante é adorar a Deus, e fazer o bem.
Quem não conhece a Doutrina, Ciência e Religião Espirita Kardecista, não pode julgar, e muito menos falar mal. Isso sim é ignorância.Bjos

kelzinha_77
27/01/2012 | 16h01m00s
Concordo Pri... O problema maior é realmente o respeitar... Acho que todo ser humano tem direito a ter sua fé naquilo que considera o certo e não ser questionado por isso. O tópico pergunta apenas se já fomos em um centro espírita e como é lá. Acredito que somente quem é Espírita ou quem já esteve lá pode responder como é. Da mesma forma que eu não falaria, criticaria, falaria mal da Igreja Congregação Cristã, por exemplo - por que nunca estive lá.
Sinceramente, não adianta ficar discutindo religião - cada um tem a sua! Mas respeitar a fé do outro, acima de tudo, é um ato de amor e se bem me lembro, todo cristão deveria praticar o amor como base de sua vida! Estou certa??
Beijos,

Pri Torales
30/01/2012 | 09h03m19s
Esta cértissima amiga!!

FFlorzinhaDF
27/01/2012 | 09h41m51s
Respeito....mais não curto muito essa crença!

Camilli_leonina
27/01/2012 | 09h44m59s
To vendo que vai começar mais uma discussão em torno da Bíblia e o espiritismo...

Poxa, deixa cada um acreditar no que quer!!!

Eu acredito na Bíblia e daí?? to pouco me lixando se dizem que ela foi escrita por homens, que nada foi comprovado e bla bla bla

Me digam... o que ja foi comprovado a respeito de Deus???
Temos apenas crenças, especulações... o Universo é muito maior que nossas suposições mortais.

Simonhead II
27/01/2012 | 10h41m35s
Mas - sem querer discutir religião - tem algum problema a Bíblia ter sido escrita por homens?

No final das contas, o livro não é uma compilação de informes que usam o nome de Deus para relatar conquistas (materiais e espirituais) e histórias de sociedades que precederam a nossa?

Não vejo mal nisso!

Thathalbs
27/01/2012 | 09h46m34s
Eu nunca fui!!!!

VanessaMayra
27/01/2012 | 09h49m33s
ja fui,frequento de vez em quando...adoro ir pra la é muito bom ,calma,e traz uma paz interior....muito bom mesmo

beth1556
27/01/2012 | 10h38m02s
Leio vários livros espíritas, praticamentos quase todos da Zíbia e atualmente estou lendo o
livro Reforma Íntima, que por sinal estou amando.
Quando não entendemos realmente a razão de nossas atitudes,precisamos reunir condições
indispensáveis para renovar a nós próprios.
Não sou Espirita mas procuro respostas sobre as intrigantes questões da vida interior, e estou encontrando.
Energia positiva sempre!!!!!!!!!!
Bjos

kelzinha_77
28/01/2012 | 19h53m29s
Legal Bete... Também leio muito livros espíritas e gosto muito!!! Beijos

madiba
27/01/2012 | 10h48m35s
Fui uma vez com um amigo vi que não era pra mim
nunca mais voltei,mais respeito os espiritas como
respeito qualquer outro ser humano!!!

Byonce_RS
27/01/2012 | 10h55m04s
adoro!

Bruninha_GO
27/01/2012 | 11h08m43s
Eu confesso que já fui no centro de Umbanda,,e não gostei,sou catolica e praticante......

LovePower
27/01/2012 | 15h52m16s
essa mina não sabe nem escrever e falar direito, esquece essa maluka,

ô vcs aí, será que depois que despencou os bagulhos lá no Rio a AnnQ ainda tá viva ?

Rio de Janeiro tá uma esculhambação, não é de hj que caem prédios, lajes, morros

ainda tá viva AnnQ ?

kelzinha_77
27/01/2012 | 16h06m47s
Acho que todo ser humano tem direito a ter sua fé naquilo que considera o certo e não ser questionado por isso. O tópico pergunta apenas se já fomos em um centro espírita e como é lá. Acredito que somente quem é Espírita ou quem já esteve lá pode responder como é. Da mesma forma que eu não falaria, criticaria, falaria mal da Igreja Congregação Cristã, por exemplo - por que nunca estive lá.
Sinceramente, não adianta ficar discutindo religião - cada um tem a sua! Mas respeitar a fé do outro, acima de tudo, é um ato de amor e se bem me lembro, todo cristão deveria praticar o amor como base de sua vida! Estou certa??
Beijos,

aline.perin
30/01/2012 | 14h29m04s
Eu fui 1 vez qndo tinha 12 anos,gostei achei um lugar tranquilo cheio de paz,me lembro q estava tendo uma palestra sobre viagem astral,foi muito interessante.

soniapedreiro
31/01/2012 | 23h12m36s
Gente.
Muito obrigada pelas respostas.
Realmente, criei o tópico apenas para conhecer mais esta doutrina, já que ainda não tive a oportunidade de ir a um centro Kardecista.
O que conhecia era através das descrições nos livros da Zíbia.
Algumas respostas falam sobre ser cristão / católico. E uma vez ví uma reportagem sobre um casal que sai no mundo de veleiro ajudando várias pessoas ribeirinhas. A entrevistadora perguntou qual era a religião deles e eles responderam que não tinham religião. Eram cristões. Depois explicaram a resposta, diziam que seguiam os ensinamentos de Cristo, sem frequentar determinadas igrejas. Achei a resposta legal e hoje digo que sou cristã. Todo mundo que segue os ensinamentos d'Ele, são cristões, independente de serem católicos, evangélicos, etc.
Não pensei que o tópico poderia gerar tanta discussão, mas é bom saber quantas pessoas são legais e respeitam a doutrina e crença de cada um.
Acredito que toda a religião é boa, pena que a Igreja é conduzida por homens, e como tudo na vida, tem aquelas pessoas que são boas e as que não são... e são por causa das que "não são" que existe preconceito, falta de respeito, divisão, ganância... é uma pena ...

zasu2011
01/02/2012 | 11h11m46s
estava a passar por aqui vi o topico. fiz uma leitura rápida e estou com algumas duvidas. só quero esclarecimento por parte de quem entendi.
ai estão as perguntas? 1) o que e ser espirita? 2) a palavra espirita provem da palavra espirito ou não? 3) espirita e uma religião? se for o q vcês tem como base diga, se tem uma biblia própia?. vou finalizar dizendo q nunca fui a um centro, nem conhenço. sou catolica praticante e creio no Pai no Filho e no Espirito Santo.

soniapedreiro
02/02/2012 | 20h22m23s
Oi Zasu,
Eu me considero novata nestes estudos e talvez não tenha todas as respostas e daí peço ajuda a todos que realmente conhecem para me ajudar a responder e principalmente me corrigir se estiver falando alguma bobagem
O principal ponto é que os espíritas creêm muito no Pai no Filho e no Espírito Santo.
Jesus Cristo veio para dar andamento ao que os antigos profetas iniciaram. Ele afirma os mandamentos e repete que o principal é "Amar uns aos outros como Ele nos amou". O Espiritismo vem reforçar esta idéia (não alterar ou substituir). Se amarmos realmente uns aos outros, estaremos seguindo todos os demais mandamentos: não matar, honrar pai e mãe, não desejar a mulher do próximo, etc.
Eles também pregam o "amar o inimigo", não que vc tenha que sair beijando quem te fez mal, mas amar no conceito de Cristo, que é desejar que esta pessoa encontre seu caminho, não desejar o mal, orar por ela, ajudar se for necessário, sem esperar algo em troca...E isto é muito difícil...
Eles acreditam que o homem possui corpo e alma (espírito). O corpo tem fim, a alma não e ela vem ao mundo para aprender e melhorar.
Que Deus SEMPRE é justo e bom e que tudo na vida acontece para nosso aperfeiçoamento moral (pois o matérial só interessa para os homens).
E que para toda a ação há uma reação. Você recebe da vida o que muitos falam - plantou, colheu!. Se planta bondade e alegria, vai receber bondade e alegria. Se plantou inveja e maldade, será isto que receberá.
Daí vc me pergunta que tem tanta gente que faz maldade, rouba, trai e está aí, vivendo numa boa... A doutrina espírita acredita que o homem tem muitas vidas e cada vida é uma chance de corrigir algo que se fez no passado, esta pessoa arcará com a maldade que está fazendo ainda nesta vida ou na próxima.
Não falamos a religião espírita, mas sim a doutrina espírita e sim, espírita vem de espírito.
Enfim, é muita coisa que não dá para escrever aqui (já está virando um livro), mas se tiver curiosidade, leia um bom livro espírita, deixando de lado preconceitos e analisando criticamente e logicamente a situação (como eu fiz) e verá que algumas dúvidas ou situações que vemos no dia-a-dia, como probreza e riqueza, inveja, traição, sempre ficar, por exemplo, com pessoas que te faz mal, ver uma pessoa e saber que já esteve com ela mas não sabe onde nem como, intuição, etc tem uma causa maior.
A doutrina, é no mínimo, muito interessante.
Quem nunca passou ou esta passando por alguma situação que nunca muda e te faz mal, ou triste? O que entendí é que a vida está querendo ensinar algo , quer seja vc ser mais tolerante, mais bondoso, corrigir algo dentro de vc, etc. Enquanto vc não conseguir aprender isto, vc não evolui, e portanto, fica estagnado.
Veja que a doutrina espírita não traz nenhuma brilhante descoberta... intuitivamente ou por experiência sabemos disto tudo, independente da religião.
Fazer ao outro o que queremos que façam para nós... não é o mesmo que "Amai uns aos outros como Ele nos amou"?
E pessoal, não estou falando que é melhor do que qualquer religião, que tem que concordar comigo, ou qualquer outra coisa. Apenas respondí às questões com o que tenho aprendido e peço aos que seguem a doutrina mais tempo (que são os que verdadeiramente conhecem e tem as respostas) que me ajudem a complementar ou corrigir qualquer falha aqui.
Obrigada e desculpe a resposta tão longa....

kelzinha_77
12/02/2012 | 20h52m41s
Disse tudo amiga... Obrigada pela linda resposta! Beijos

T.R.
12/02/2012 | 20h38m44s
Eu nunka fui!

Naat.
15/02/2012 | 20h33m03s
Sou espírita e praticante! Frequento e amo o que sigo! O que escolhi como verdade! ♥

Era católica, por força maior (família)... rsrs

Até que cresci, parei de frequentar e passei a estudar e ler romances espíritas! Então procurei o centro e frequento há dois anos, praticamente.

Vale ressaltar que espíritas podem ser confundido com Umbanda e Candomblé, que ao meu ver e a base de estudos são denominados espiritualistas!

Sou espírita Kardecista.
Lá temos palestras, passes, trabalhos de libertação, social, muito estudo e evangelho! É uma paz!

Enfim, se um dia o coração falar mais alto... Vá visitar um... Mas antes certifique-se que tipo de centro procura como citei acima (kardecistas, umbandistas, etc...) que são distintos!

Naat.
15/02/2012 | 20h36m14s
E respondendo a colega que citou que somos contra a Bíblia: Nada haver! rsrs

Somos todos confundidos! Como um só, kardecista, umbandista...

Na doutrina Kardecista utilizamos SIM o evangelho!

nova resposta

Você
:D

Avise-me quando houver novos comentários nessa matéria